quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dança Contemporânea Para Adultos, iniciantes - Lisboa

Início: 1 de Outubro
Todas as Segundas e Quartas
19:30h-21:00h 
Local: Casa do Brasil de Lisboa

Neste curso o aluno é estimulado a conhecer o corpo e seu funcionamento bem como noções de ritmo, coordenação motora, direção no espaço, o uso das diferentes partes do corpo, o peso, o tempo, o fluxo, o espaço do movimento e técnicas de composição, a partir da experiência com a dança contemporânea.
Pretende-se o estudo de ferramentas técnicas respeitando-se o processo individual e a constituição física de cada aluno, ou de um pensamento. “Por ferramentas, entenda-se os instrumentos para a criação de uma poética, que no caso da dança reside no próprio corpo. Por pensamento, entenda-se o conjunto de ideias, de pressupostos teóricos e de representações que sustenta uma determinada visão e um determinado discurso sobre a relação entre a dança e o mundo” (Fazenda, 2012).
O curso propõe um treinamento baseado em diversos princípios da dança que fizeram parte da formação e experiência de Maíra Santos como os oriundos de técnicas de Educação Somática, Contato e Improvisação, do material pedagógico da Cia francesa À Fleur de Peau, entre outros, do método DanceAbility de Alito Alessi.
Este trabalho é direcionado para pessoas que buscam aprofundar o entendimento de seu próprio corpo e o reconhecimento de sua potencialidade expressiva, criativa e poética.
 Em algumas aulas serão utilizados materiais plásticos, filmes, e livros.
 

1º aula é gratuita/ 7 euros (aula avulsa), caderneta de 5 aulas 25 euros, caderneta de 10 aulas 40 euros     
 

Local: casado Brasil de Lisboa- Rua Luz Soriano, Bairro Alto, Lisboa
 

Contato: 213400000
secretaria@casadobrasildelisboa.pt
mairadomar@gmail.com
Website: http://www.casadobrasil.info/index.php/agenda/168
 

MAÍRA SANTOS Bailarina, professora da dança, antropóloga e pesquisadora.  Sua formação compreende estudos em Improvisação, Coreografia, Dança Clássica, Moderna, Contemporânea e Contato e Improvisação. Como artista da dança atuou em trabalhos de criação como coreógrafa e preparadora corporal. É doutoranda em Motricidade Humana, especialidade em Dança na Faculdade da Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, e integrante do quadro de pesquisadores do LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Brasil. (Ver mairasantosartwork.wordpress.com).