terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oficinas para adultos com prática pedagógica - Guimarães

02, 04, 05 e 23 fevereiro
Corpo Comum
Programa de cruzamento de práticas artísticas e pedagógicas
       
No seguimento das inúmeras oficinas para adultos que o Serviço Educativo tem programado, desenvolvemos para a temporada 2012/13 um programa continuado que cruza as práticas pedagógicas com as práticas artísticas - Corpo Comum.
Distribuído em três blocos/ trimestres, de Outubro de 2012 a Junho de 2013, e dividido por oficinas que podem ser frequentadas individualmente ou somando-se, de acordo com os interesses individuais dos participantes, este programa abre-se a diferentes modos de experienciar e partilhar. As várias oficinas são maioritariamente práticas e orientadas por artistas educadores e outros especialistas, que se propõem contaminar o espaço das práticas educativas, escolares ou não, com metodologias e conceitos atuais e exploratórios. As áreas de trabalho serão diversificadas, mas terão em comum o aprofundamento de conceitos em volta da noção de Identidade - identidade do eu, do outro, do coletivo, dos lugares, tempos e formas diversas que nos rodeiam. Este programa é dirigido a todo o tipo de educadores de qualquer nível de ensino ou proveniência institucional.

02 FEVEREIRO | 11h00-13h00 e 14h30-18h30
JOÃO SOUSA CARDOSO | ARTES VISUAIS

As Formas Comuns Este seminário propõe uma viagem pelo mundo das formas, procurando estabelecer exercícios de leitura comparada entre imagens aparentemente afastadas no tempo e no espaço.

04 E 05 FEVEREIRO | 19h00-22h00
ALDARA BIZARRO | DANÇA

Este (nosso) corpo Cada corpo é único, mas traz também uma história que não é só sua, é conjuntamente a de um lugar e de uma cultura. A partir destas ideias vamos descobrir que corpo somos e que corpo construímos, um, dois, muitos, nós, outros.

23 FEVEREIRO | 11h00-13h00 e 14h30-18h30
REGINA GUIMARÃES | ESCRITA

O lápis da língua Vamos ver se afinal é bonito deitar a língua de fora, afiá-la, cortá-la às fatias. Vamos ver se a língua é de perguntador e se casa ou não casa bem com o espírito santo de orelha. vamos ver se entre palavrinhas e palavrões o texto pode ser a matéria de que os sonhos são feitos.

Local Vários Duração 6 horas Público-alvo adultos com prática pedagógica, inclusive professores, artistas e animadores culturais Lotação 15 participantes por oficina Preço 5 eur por oficina

Atividade sujeita a inscrição prévia com, pelo menos, uma semana de antecedência através do preenchimento do formulário online disponível no site www.ccvf.pt ou, presencialmente, no CCVF ou na Plataforma das Artes e da Criatividade.