quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Oficinas de artes e atividades lúdicas - Guimarães

De 18 a 28 de março,
para crianças dos 6 aos 10 anos

“Programa à Descoberta” preenche férias da Páscoa no CCVF

No próximo mês de março, durante a interrupção do calendário escolar, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, preparou um programa multidisciplinar que visa proporcionar uma oferta qualificada para as férias dos mais pequenos e promover o “usufruto dos tempos livres” em vez da “ocupação dos tempos livres”. O “Programa à Descoberta” irá decorrer de 18 a 22 e de 25 a 28 março e inclui um leque de oficinas de artes e atividades lúdicas especialmente desenhadas para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.

Cada semana tem um tema âncora a partir do qual se desenvolvem, de forma lúdica e articulada entre si, oficinas de artes, debates filosóficos, visitas e outras atividades, numa perspetiva transversal do saber e do fazer. Os objetivos do Centro Cultural Vila Flor junto das crianças são abrir novas perspetivas sobre o mundo que as rodeia, desenvolver a sua criatividade e contribuir para a valorização da experiência de cada um no seio do trabalho em grupo.
 

A primeira semana decorre de 18 a 22 março e tem o mote “À Descoberta do Eu+Tu”. Este primeiro momento do programa inclui atividades que abordam filosofia, xadrez, artes plásticas, dança, escrita, arquitetura e construção, complementadas com uma visita ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães, na Plataforma das Artes e da Criatividade.

O segundo período do “Programa à Descoberta”, de 25 a 28 de março, é dedicado à “Descoberta do Mini, do Micro e do Nano”. Estes dias irão ao encontro da descoberta e consciencialização de que há coisas muito, muito pequenas, que às vezes não alteram nada mas outras há que mudam tudo! Esta segunda semana abrange temáticas como filosofia, artes plásticas, teatro/movimento, sessões de investigação científica, e inclui ainda uma visita ao Planetário do Porto.

As crianças podem inscrever-se apenas numa semana ou no programa completo. As oficinas decorrem entre as 10h00 e as 17h00. Mas, todos os dias, entre as 09h00 e as 10h00 e entre as 17h00 e as 18h00, o Centro Cultural Vila Flor disponibiliza um espaço de acolhimento preparado para receber os pequenos descobridores. Na primeira semana, de 18 a 22 de março, o preço de inscrição varia entre 33 euros (sem almoço) e 58 euros (com almoço). Na segunda semana, de 25 a 28 de março, o valor de inscrição situa-se entre 25 euros (sem almoço) e 45 euros (com almoço). A inscrição no programa completo tem o custo de 52 euros (sem almoço) ou 97 euros (com almoço).

Esta atividade está sujeita a inscrição prévia, até uma semana antes do primeiro dia da semana pretendida, e poderá ser efetuada no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade, ou através do formulário de inscrição disponível no site www.ccvf.pt.