sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Curso Clown - Criação - Evolução - Aplicações

Com Jorge pacheco
Na Sede do TUP - Teatro Universitário do Porto
Travessa da Cedofeita, nº65 Porto (rua do 77)

Dias, 2 e 3 de Nov: 20H - 23 H
4 de Nov: 14H - 20H c/ intervalo
Dias, 9 e 10 de Nov: 20H - 23 H
11 de Nov: 14H - 20H c/ intervalo

Curso aberto a todos, c/ e s/ experiência, para maiores de 16 anos.
Total de 24 Horas de Curso
Custo: 40€
Inscrições até dia 29 de Outubro de 2007
Nº limitado de inscrições. através do mail
workshop-clown@sapo.pt
Mais informações: 964678507

Os conteúdos e objectivos serão ajustados em função das profissões, actividades, aplicações, sonhos.... dos participantes.
Recomenda-se vir com uma atitude lúdica, positiva, apaixonada e receptiva para viver uma aventura cheia de emoções e divertidos desastres.

OBJECTIVOS
Encontrar no nosso interior, a nossa essência esse toque ingénuo de loucura: as emoções mais nossas, a capacidade de surpreendermos e nos entusiasmar.
Soltar as defesas: a responsabilidade, o excesso de lógica e a compostura.
Reconciliarmo-nos com a nossa própria estupidez e procurar a nossa maneira genuína de fazer humor, rindo-nos das nossas vulnerabilidades.
Jogar em liberdade, um tempo e um espaço para habitar o nosso corpo com prazer e com orgulho , incluindo a sua dimensão grotesca.
Delirar com o quotidiano.
Partilhar uma estrutura de jogos e exercícios (duos e trios), como apoio na descoberta e desenvolvimento do Clown pessoal.
Viver os sonhos, em vez de sonhar a vida.

Jorge Pacheco

Clown do mundo, actor, encenador, formador, contador de histórias. Aprendi o que é ser Clown, com Leo Bassi, Jango Edwards, Fraser Hooper, Koldobika Vio, mas foi com o Jesus Jara e a Virgínia Imaz que fiz mais de 300 horas de formação, gosto muito deles. São seguidores dos metodos de Philippe Gaulier e do Bataclown, ambos em França. Aprendi também técnicas de actor e movimento: Lee Strasberg em Nova Iorque, Stanislavsky, Michael Chekov, Comédia del arte, Contact Improvisation, Alexander Technique, Laban e Pilates, os professores: Polina Klimovstkaya, Vera Keel, Howard Sonnenklar, e Filipe Crawford. Trabalhei em vários grupos em Portugal, Espanha, Itália, e Croácia, dando formação de Clown e Teatro, fazendo espectáculos de rua e de interior. Agora ando entre Espanha e Portugal, com a expressão dramática / teatral, acções de animação à leitura, preparo a abertura de um espaço de reflexão e treino da arte clown, Vou estrear um espectáculo de Clown no Pais Vasco, no próximo ano.