Seminário Teórico-Pratico
Documentário - O real na cinematografia contemporânea
Seminário que pretende abordar o uso contemporâneo da imagem real na criação artística. Não nos limitaremos exclusivamente à área do documentário, pois neste curso pretende-se ir mais longe do que fazer meramente um resumo da história do género e um apanhado dos filmes e correntes mais importantes. O objectivo é oferecer bases aos formandos não só sobre cinema documental, mas sobre temas contemporâneos que têm uma repercussão importante na área cinematográfica.
Programa
Parte Teórica - a cargo de Liz Vahia
1. O filme documental: definição e resenha histórica;
2. Documentário Português: história do género em Portugal;
3. Cinema Post-Verité: crítica ao documentário tradicional como mostruário da "verdade";
4. Auto-representação: variante muito explorada no cinema documental.
5. Modernismo e representação: relação abstracto/concreto (início do cinema moderno);
6. Filme etnográfico: especificidade e génese da própria ideia de documentário.
7. Violência: paradigma muito influente na sociedade contemporânea;
8. Tecnologias: co-evolução entre formatos e tecnologias: vídeo, internet, blogs, youtube, etc.;
9. Hibridação doc-ficção: um género com algumas explorações de salientar;
10. O real na criação artística: tendência nos anos 1990, máxima concretização na ideia de “site-specific”;
11. Material de arquivo: os múltiplos significados da imagem.
Parte Prática - a cargo de Sérgio Brás d’Almeida
1. Apresentação dos projectos dos formandos;
2. Avaliação dos projectos;
3. Filmagem, montagem e pós-produção;
4. Trabalhos finais;
Selecção dos Formandos
Estes deverão enviar uma biografia livre (máximo uma página A4) e o resumo do projecto que gostariam de produzir ou no qual estão a trabalhar (podem anexar fotos ou outro material que considerem importante para avaliação). O equipamento técnico como computador e equipamento de recolha de imagens ficará a cargo de cada formando, de acordo com o projecto em execução. As candidaturas dos formandos deverão ser enviadas até 31 de Outubro 2007 para cinemadocumental@kabuki.pt
Orientadores
Liz Vahia e Sérgio Brás d’Almeida
Data e Horário
05 a 28 de Novembro de 2007
Segundas e Quartas das 20.00 ás 23.00 h
Inscrições e Candidaturas até 31/10
Conferências
Dias 17 e 24 de Novembro ás 19.30h (lista de Conferencistas a divulgar oportunamente)
Preço
90,00€ por Participante
Sobre os orientadores
Liz Vahia (1979) - Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Frequentou o Curso de Extensão Universitária Antropologia Visual: A Técnica Audiovisual Aplicada à Investigação Social, na Universidade de Barcelona, e a Pós-graduação em Teoria e Crítica de Arte Contemporânea, na Eina – Escola d’Art i Disseny (afecta à Universidade Autónoma de Barcelona). (...) Neste momento faz produção de eventos culturais na área do teatro e do cinema e colabora com revistas de artes visuais.
Sérgio Brás d’Almeida (1979) - Estudou cinema na Escola Superior Artística do Porto e na F.A.M.U. (República Checa). Tem o curso de formação em actores do TUP - Teatro Universitário do Porto e o Curso de Encenação do Programa Gulbenkian Criatividade de Criação Artística. (...) Realizou vários vídeos experimentais, entre os quais se contam “O País dos 3 F’s” e “Por Oposição ao Conceito de Eternidade”, presentes em festivais e mostras nacionais e internacionais, e as curtas metragens “Corações Plásticos” e “Satélites” (em produção), ambas com o apoio do ICAM. Foi director de fotografia da série para a RTP1 “O Último Tesouro”. Como actor participou em em diversos projectos do TUP, em “Abalar”, curta metragem vencedora do 1º festival de Super 8 (2004), e desde 2005 integra a estrutura de artistas Ninfas Maníacas, criando várias performances da sua autoria, donde se destacam várias versões de “Sexy World”
Mais Informações
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