Curso de iniciação ao processo criativo
Apresentação de exercício performativo final em site-specific
SINOPSE
O Projecto Transparências – criação de objectos performativos – associação promove Hamartia, uma acção performativa que envolve um processo de formação, pesquisa e criação e que se desenvolve em três fases.
Iª fase Corpo, Voz e Memória - workshop Abordagem do processo criativo através da metodologia das acções físicas; conceito corpo-memória e motivação; introdução ao training físico; a voz e o processo ressonador; noções de ritmo e melodia; corpo, espaço e relação. de 15 a 19 de Outubro, das 20h 30 às 23h 30
IIª fase Processo de Criação Aprofundamento das noções técnicas e metodológicas abordadas no primeiro workshop; apropriação do espaço; período de criação. de 22 de Outubro a 13 de Dezembro, 3 vezes por semana [a definir horário de acordo com os participantes]
IIIª fase Hamartia Apresentação pública de exercício performativo final em site-specific. Hamartia é o tema subjacente e condutor do processo criativo a desenvolver nesta acção. É o acto trágico cometido pelo herói e que o leva à sua queda final. É o erro, é a acção visceral por ele realizada, que transgride as normas sociais e divinas… o deslize último que reverte todo o seu percurso conduzindo-o à infelicidade perene e à auto-destruição. 14 e 15 de Dezembro
Direcção artística: Helena Botto
As inscrições devem ser feitas no Bar do Mercado Negro. (iniciativa limitada a 15 participantes). As sessões decorrem no PerFormas – Estúdio de Artes Performativas (Edifício Teatro Avenida // entrada pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho, nº 96, 3º andar).
Informações e contactos:
www.projectotransparencias.com
www.projectotransparencias.blogspot.com
234 19 80 36
965291367
projecto.transparencias@gmail.com
Projecto Transparências – criação de objectos performativos - associação
Estrutura de pesquisa e criação no âmbito das artes performativas, fundada em Aveiro, em Dezembro de 2006. Incide as suas procuras na estruturação e desenvolvimento de uma linha técnico-metodológica objectiva assente numa relação de corporeidade/organicidade, que permite a consubstancialização do processo criativo, no trabalho do performer. O corpo, enquanto ferramenta do processo criativo, torna-se um veículo orgânico e receptor, um canal transparente capaz de acolher estímulos e motivações diversas e comportamentos psico-físicos de teor extra-quotidiano. Na criação de objectos performativos, a intersubjectividade do performer, estende-se a domínios estéticos muito próprios que, para responder às suas necessidades criativas, pode recorrer à interacção com outras disciplinas, como sendo por exemplo a música ou as artes plásticas e visuais.