Apresentação dia 9 de Fevereiro às 22h00
"As palavras, as palavras que ficam são cruas."
"experiências cortantes da vida pessoal. O querer falar e não poder, expondo-as em público pela primeira vez. Verdadeiras ou não verdadeiras; sendo cruas, nuas, frontais, sinceras, directas ou não. Factos reais, ou não, interpretados verdadeiramente, ou não, sem a interpretação clichetica/condicionada do acto teatral convencional. Um estúdio de experiências humano-tecnológicas."Filipe Canha
"experiências cortantes da vida pessoal. O querer falar e não poder, expondo-as em público pela primeira vez. Verdadeiras ou não verdadeiras; sendo cruas, nuas, frontais, sinceras, directas ou não. Factos reais, ou não, interpretados verdadeiramente, ou não, sem a interpretação clichetica/condicionada do acto teatral convencional. Um estúdio de experiências humano-tecnológicas."Filipe Canha
Este workshop terá como intuito trabalhar a relação real/não real no movimento e texto expressos pelos executantes.
Pretende-se que as sessões de trabalho sejam o levantamento de materiais que à partida banais, comuns, vulgares, mas que, no processo de trabalho, se vão impor como materiais altamente relevantes e úteis para a composição no espaço e no tempo.
COMPOSITION
Como se executa
- a minha relação comigo (corpo)
- a minha relação com o outro (espaço)
- a minha relação com o tempo (corpo, espaço)
- a minha relação com o corpo, espaço e tempo (eu/ego)
- a minha relação com aqui e o agora (tecnologia/suporte)
Matérias/técnicas de execução:
- V effect – (distanciamento: interprete/ego)
- In your face – (ruptura da quarta parede, o eu político/consciente)
- Kinesthetic reaction, arquitecture, repetition, (relações espácio-temporais, o eu agora)
- Relação de organicidade com a câmara e a projecção
NOTAS BIOGRÁFICAS
Filipe Canha nasceu no Porto e possui formação em Dança Clássica, Dança Moderna, Dança Contemporânea e Interpretação Teatral. Na Escola Profissional BalleTeatro em 2001, concluiu o curso de Interpretação. Completou a sua formação universitária na Norwegian Theatre Academy na Noruega. Propôs a esta instituição fazer estudos "Exchange" na Concordia University, Montreal, Canada, no curso de Dança Contemporânea e Coreográfica com o intuito de desenvolver uma pesquisa e exploração dos seus estudos conceptuais.
Como se executa
- a minha relação comigo (corpo)
- a minha relação com o outro (espaço)
- a minha relação com o tempo (corpo, espaço)
- a minha relação com o corpo, espaço e tempo (eu/ego)
- a minha relação com aqui e o agora (tecnologia/suporte)
Matérias/técnicas de execução:
- V effect – (distanciamento: interprete/ego)
- In your face – (ruptura da quarta parede, o eu político/consciente)
- Kinesthetic reaction, arquitecture, repetition, (relações espácio-temporais, o eu agora)
- Relação de organicidade com a câmara e a projecção
NOTAS BIOGRÁFICAS
Filipe Canha nasceu no Porto e possui formação em Dança Clássica, Dança Moderna, Dança Contemporânea e Interpretação Teatral. Na Escola Profissional BalleTeatro em 2001, concluiu o curso de Interpretação. Completou a sua formação universitária na Norwegian Theatre Academy na Noruega. Propôs a esta instituição fazer estudos "Exchange" na Concordia University, Montreal, Canada, no curso de Dança Contemporânea e Coreográfica com o intuito de desenvolver uma pesquisa e exploração dos seus estudos conceptuais.
Foi intérprete nas seguintes Performances:
"O meu nome e Ninguém" por Elisabete Magalhães, produzido para a Fábrica de Movimentos, Porto; "Laban" por James McBride;"Antichrist" por Rolf Alme e coreografia de Dennis Visscher;"Last Interview por Kate pendry;"Bambiland" por Jay Scheib;"Portrait series" por Michael Laub – Noruega.
"O meu nome e Ninguém" por Elisabete Magalhães, produzido para a Fábrica de Movimentos, Porto; "Laban" por James McBride;"Antichrist" por Rolf Alme e coreografia de Dennis Visscher;"Last Interview por Kate pendry;"Bambiland" por Jay Scheib;"Portrait series" por Michael Laub – Noruega.
Como criador desenvolveu e coreografou as Performances:
"no meat to chew", em 2005;"asphyxia", em 2006 – Noruega; "The words, the truthful words are mute." em 2006 ; "…anonymously, women" em 2007; "none metalayer", em 2007 – Canada.
"no meat to chew", em 2005;"asphyxia", em 2006 – Noruega; "The words, the truthful words are mute." em 2006 ; "…anonymously, women" em 2007; "none metalayer", em 2007 – Canada.
Foi responsável em laboratórios de Composição e Espaço no "studio 303" (Montreal, Canada) – estúdio de conceptualização para a dança contemporânea em 2006/2007.
Em Junho de 2007 participou no workshop Vera Mantero, organizado pelo Núcleo de Experimentação Coreográfica (Porto).
Em Junho de 2007 participou no workshop Vera Mantero, organizado pelo Núcleo de Experimentação Coreográfica (Porto).
Leccionou aulas de Expressão dramática e dança na Associação ILHEUS, trabalhando com crianças com dificuldades socioeconómicas e problemas de integração na comunidade; coreografou e formou performers amadores em "Consciência de corpo em palco" decorrido de 1 de Fevereiro a 18 de Junho de 2003 no Centro Dramático de Gondomar e trabalhou na sensibilização para a dança Contemporânea na Academia de Dança de Vila Nova de Gaia de Setembro de 2003 a Maio de 2004.
+Informações
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Rua da Constituição, 2105 r/c
4250-170 Porto;
Tel. 228 311 048/ Fax. 228 313 506
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