terça-feira, 15 de janeiro de 2008

workshop performance art..............serv'artes


Apresentação dia 9 de Fevereiro às 22h00

"As palavras, as palavras que ficam são cruas."
"experiências cortantes da vida pessoal. O querer falar e não poder, expondo-as em público pela primeira vez. Verdadeiras ou não verdadeiras; sendo cruas, nuas, frontais, sinceras, directas ou não. Factos reais, ou não, interpretados verdadeiramente, ou não, sem a interpretação clichetica/condicionada do acto teatral convencional. Um estúdio de experiências humano-tecnológicas."Filipe Canha

Este workshop terá como intuito trabalhar a relação real/não real no movimento e texto expressos pelos executantes.

Pretende-se que as sessões de trabalho sejam o levantamento de materiais que à partida banais, comuns, vulgares, mas que, no processo de trabalho, se vão impor como materiais altamente relevantes e úteis para a composição no espaço e no tempo.

COMPOSITION
Como se executa
- a minha relação comigo (corpo)
- a minha relação com o outro (espaço)
- a minha relação com o tempo (corpo, espaço)
- a minha relação com o corpo, espaço e tempo (eu/ego)
- a minha relação com aqui e o agora (tecnologia/suporte)

Matérias/técnicas de execução:
- V effect – (distanciamento: interprete/ego)
- In your face – (ruptura da quarta parede, o eu político/consciente)
- Kinesthetic reaction, arquitecture, repetition, (relações espácio-temporais, o eu agora)
- Relação de organicidade com a câmara e a projecção

NOTAS BIOGRÁFICAS
Filipe Canha nasceu no Porto e possui formação em Dança Clássica, Dança Moderna, Dança Contemporânea e Interpretação Teatral. Na Escola Profissional BalleTeatro em 2001, concluiu o curso de Interpretação. Completou a sua formação universitária na Norwegian Theatre Academy na Noruega. Propôs a esta instituição fazer estudos "Exchange" na Concordia University, Montreal, Canada, no curso de Dança Contemporânea e Coreográfica com o intuito de desenvolver uma pesquisa e exploração dos seus estudos conceptuais.

Foi intérprete nas seguintes Performances:
"O meu nome e Ninguém" por Elisabete Magalhães, produzido para a Fábrica de Movimentos, Porto; "Laban" por James McBride;"Antichrist" por Rolf Alme e coreografia de Dennis Visscher;"Last Interview por Kate pendry;"Bambiland" por Jay Scheib;"Portrait series" por Michael Laub – Noruega.

Como criador desenvolveu e coreografou as Performances:
"no meat to chew", em 2005;"asphyxia", em 2006 – Noruega; "The words, the truthful words are mute." em 2006 ; "…anonymously, women" em 2007; "none metalayer", em 2007 – Canada.

Foi responsável em laboratórios de Composição e Espaço no "studio 303" (Montreal, Canada) – estúdio de conceptualização para a dança contemporânea em 2006/2007.
Em Junho de 2007 participou no workshop Vera Mantero, organizado pelo Núcleo de Experimentação Coreográfica (Porto).

Leccionou aulas de Expressão dramática e dança na Associação ILHEUS, trabalhando com crianças com dificuldades socioeconómicas e problemas de integração na comunidade; coreografou e formou performers amadores em "Consciência de corpo em palco" decorrido de 1 de Fevereiro a 18 de Junho de 2003 no Centro Dramático de Gondomar e trabalhou na sensibilização para a dança Contemporânea na Academia de Dança de Vila Nova de Gaia de Setembro de 2003 a Maio de 2004.

+Informações

Ângela Ferreira/ aferreira@servartes.com
Habiserve Arte e Design, Lda

Rua da Constituição, 2105 r/c

4250-170 Porto;
Tel. 228 311 048/ Fax. 228 313 506