segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Workshop - Sociodrama: o Grupo em Acção - Torres Vedras

TEATRO NA CIDADE
Ciclo de Workshops de Expressão Dramática
Organização: Académico de Torres Vedras e Transforma
A partir de 27 de Janeiro, Praça do Município, 8, Torres Vedras

"SOCIODRAMA: O GRUPO EM ACÇÃO"

27 Janeiro, 9.30h, Praça do Município, 8, Torres Vedras
Formadoras: Ângela Carreira (pt), Micaela Ramos (pt), Teresa Roque (pt)
Limite participantes: 20
Preço: 25 euros

Vivência de uma sessão de Sociodrama nas suas 3 fases: Aquecimento, Dramatização e Partilha. Trata-se de um processo de interacção grupal usado para ajudar todo o tipo de populações a atingir objectivos específicos. Utiliza a capacidade das pessoas em aprenderem com os seus corpos e as suas mentes. É uma metodologia educativa cinestésica, emocional e cognitiva.

Ângela Carreira: tem formação em Psicologia Social e Psicologia Clínica, e exerce a sua actividade em contexto empresarial, concretamente a nível da Gestão de Pessoas. Possui o Curso de Director Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Está interessada em desenvolver projectos de Intervenção Comunitária.

Micaela Ramos: tem formação em Psicologia e exerce a sua actividade tanto em contexto empresarial, enquanto Consultora e Executive coach, como em contexto de clínica privada, enquanto Psicoterapeuta de Grupo. Possui o Curso de Director de Psicodrama e Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Tem vindo a especializar-se no desenvolvimento de processos de coaching individual e de equipa, recorrendo a técnicas sócio e psicodramáticas.

Teresa Roque: fez o Curso de Teatro (Formação de Actores) da E.S.T.C., é Psicóloga Clínica e Psicodramatista (Terapia Individual e em Grupo). Trabalha com o Sociodrama em projectos de intervenção comunitária (promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, prevenção do VIH/SIDA, desenvolvimento de competências sociais em jovens, desenvolvimento da comunicação no seio das famílias). Pretende dinamizar em Portugal um grupo de Teatro Espontâneo e o Psicodrama Público.

Em que consiste o Projecto Teatro na Cidade?
O projecto Teatro na Cidade tem como objectivo dotar a cidade de Torres Vedras de microestruturas formativas que ajudem a combater as assimetrias regionais, proporcionando aos cidadãos do concelho espaços de formação e fruição cultural na área do teatro, das artes performativas e num âmbito mais alargado de expressões artísticas que o próprio conceito de expressão dramática permite abarcar.


No projecto Teatro na Cidade pretende-se trabalhar, nas diversas variantes artísticas e performativas possibilitadas pela expressão dramática, temas que englobam o conceito de cidade e de comunidade, bem como as relações que entre ambas, e num determinado território, se estabelecem.Uma das metodologias mais ricas para trabalhar as dinâmicas entre o eu, o outro, o grupo e, por fim, a comunidade, é o sociodrama. Daí a aposta em 6 workshops facilitados por sociodramatistas credenciadas.Para além dos benefícios mais directos e evidentes inerentes à frequência de acções de formação (neste caso em formato de workshops pela com incidência na partilha, no experimentar, no saber-fazer), acreditamos que graças a uma continuada e persistente acção, este projecto possa também contribuir para a conquista e fidelização de públicos de teatro.

Inscrições e informações
Académico Torres Vedras
Tel (+351) 261 322 991 / 961167319
www.atv.pt

Para mais informações contacte
Transforma
Praça do Município, 8, 2560-289 Torres Vedras, Portugal
Tel (+351) 261 336 320 . Fax (+351) 261 336 322
info@transforma.mail.pt
www.transforma-ac.com