terça-feira, 8 de julho de 2008

Estágio de Máscara por Mario Gonzalez

A Escola da Máscara é um projecto da F.C. Produções Teatrais que visa manter associadas as áreas da formação e da criação teatral. Assim, todos os anos, por altura do Festival Internacional de Máscaras e Comediantes, a Escola convida um ou mais formadores de renome internacional para a realização de Estágios para actores profissionais na área do trabalho de Máscaras. Nas edições anteriores do Festival contámos com a presença de vários mestres nesta área, como António Fava, Ferruccio Soleri, Adriano Iurissevich, Carlo Boso, Mas Soegeng e também Mario Gonzalez.

Este ano voltamos a convidar Mario Gonzalez que vem, pela terceira vez, dirigir o Estágio profissional do Festival. A razão deste convite a Mario Gonzalez é simples: o trabalho deste Mestre da Máscara é único e nele encontram-se as bases de toda a representação com Máscara. Eu próprio devo ao Mario a minha iniciação neste universo e tenho seguido o seu sistema de formação nos meus cursos e na minha prática profissional.

Por outro lado, das duas vezes que veio a Portugal, o Mario deixou marcas profundas nos actores que frequentaram os seus estágios e um imenso desejo de continuar a aprender com ele. Assim, estamos certos de que este estágio será mais uma vez bastante concorrido e representará um grande ganho e uma experiência única para os actores que o frequentarem. A nossa dificuldade será, muito provavelmente, a selecção dos eleitos para este estágio, pois ele não poderá comportar mais de 16 formandos. Aqui fica pois o convite aos actores que ainda não conhecem o método de Mario Gonzalez, e também àqueles que tiveram o privilégio de com ele já ter trabalhado, para que se despachem a tentar garantir um lugar no Estágio, pois esta será uma das poucas oportunidades para serem tocados pelo talento deste formador.
Filipe Crawford


DA MÁSCARA NEUTRA À MÁSCARA EXPRESSIVA
A máscara neutra, do meu ponto de vista, é a base de todo o trabalho do actor, equivalente às escalas na música e a preparação indispensável para a utilização da máscara expressiva. É uma base neutra, a preto e branco, sem sentimentos e emoções, que se pratica através do exercício colectivo do Coro, disciplina da escuta, do espaço, da memória, da confiança no outro e em si próprio. Com a máscara expressiva trabalha-se a interpretação com o vestuário, a maquilhagem, os volumes, a cor, as palavras, o canto, os sentimentos e a emoção. Trata-se de reinventar uma nova tradição na linhagem directa da Commedia dell’Arte e descobrir novos criadores e intérpretes.
Mario Gonzalez

MARIO GONZALEZ
Mario Gonzalez é actor, encenador e pedagogo e em qualquer uma destas áreas é uma referência de enorme relevo no panorama europeu e também latino-americano. Professor de Máscara no Conservatoire National Supérieur d`Art Dramatique, Paris, Gonzalez desenvolve uma importante acção pedagógica onde aborda um sistema de interpretação que permite ao actor reaprender e explorar a expressividade do seu corpo ou abordar de uma forma sustentada e coerente toda uma actividade artística que envolva o uso de uma máscara. Neste seu vasto percurso, Mario Gonzalez colaborou já em inúmeras companhias, associações, escolas e universidades, desde a Guatemala, Honduras, Nicarágua, passando por Itália, Bélgica, Canadá, Irão, Estados Unidos da América, Polónia, Suécia, Coreia do Sul, Noruega, etc. Como encenador, Gonzalez tem também um percurso impressionante. A mais de meia centena de espectáculos que criou fala por si. E na sua actividade de actor conta também com inúmeros trabalhos de grande evidência, sendo que pertenceu ao Théâtre du Soleil num período particularmente feliz da Companhia. Sob a direcção de Ariane Mnouchkine, Gonzalez participou por exemplo em espectáculos míticos como “L’Age d’Or” ou “1789”. No cinema, “Molière”, realizado pela mesma encenadora, é uma referência obrigatória da sua actividade.

ESTÁGIO DE MÁSCARAS, POR MARIO GONZALEZ
18 A 22 DE AGOSTO NO MUSEU DA MARIONETA
DAS 10H30 ÀS 13H30 E DAS 15H00 ÀS 18H00
EQUIPAMENTO: FATO DE TREINO OU MALHA DE CORPRETA E SAPATILHAS OU SAPATOS TÉNIS DE COR PRETA
PRÉ-INSCRIÇÃO: ATÉ 31 DE JULHO. SELECÇÃO POR CURRÍCULO E ENTREVISTA.
CUSTO: 350 € (320 € PARA ALUNOS DA ESCOLA DA MÁSCARA)
(PAGAMENTO ATÉ AO DIA 14 DE AGOSTO, APÓS SELECÇÃO)

MAIS INFORMAÇÕES
FC PRODUÇÕES TEATRAIS
TEATRO CASA DA COMÉDIA
RUA SÃO FRANCISCO DE BORJA,
Nº 22 – 1200-843 LISBOA
TEL: 21 395 94 17/8 OU 21 395 94 91
FAX: 21 395 94 19
E-MAIL:
CASADACOMEDIA@MAIL.TELEPAC.PT
WWW.FILIPECRAWFORD.COM