quinta-feira, 16 de julho de 2009

Oficina Corpo / Objecto / Marioneta - Porto

Direcção Paulo Duarte e Renaud Herbin / LàOù – Marionnette Contemporaine
Datas 15 a 18 de Setembro
Horários 14h - 18h
Local MSBV - Sala de Ensaios (Rua de São Bento da Vitória, Porto)
Público-Alvo Destina-se a marionetistas, bailarinos e actores profissionais.
Participantes Máx. 10
Inscrição 65 Euros
Inscrições através do 22 3320053 ou
comunicacao@fim.com.pt
O prazo de inscrições termina a 31 de Julho.
Desistências após dia 1 de Agosto implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências a partir do 1º dia da oficina não implicam qualquer tipo de devolução.

Definição e objectivos
A partir de um trabalho de reconhecimento e apropriação de noções de manipulação essenciais (pontofixo, dissociação, ritmo) criar uma linguagem pessoal de interacção com o objecto. Este último pode serum objecto abstracto ou figurativo com o qual o participante poderá desenvolver o seu imaginário numatransposição virtual.
Uma primeira parte será consagrada a exercícios de preparação física à manipulação. Uma segunda parteserá destinada à relação com o objecto/marioneta e esboço de personagem. Curtos períodos deconstrução básica podem ser incluídos nesta parte.
Os participantes são convidados a responder a questões como a transposição e transformação do corpopela manipulação e a expressividade característica da personagem. A partir das diferentes especificidadesdos participantes, esta oficina tem também como objectivo o cruzamento de formas de expressão epercepção do corpo (animado e inanimado).

LàOù – marionnette contemporaine
Fundada em 1999, a associação LàOù inicia-se com Julika Mayer e Reunaud Herbin. Em 2007, foi feito o convite a Paulo Duarte para se juntar aos dois fundadores.
Reunaud Herbin, Julika Mayer e Paulo Duarte, que se formaram, simultaneamente, na École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézièrs, trabalham nos seus próprios projectos individuais mas também se associam aos projectos de cada um dos outros. Convidam frequentemente outros artistas (marionetistas, bailarinos, coreógrafos,actores, artistas de circo, dramaturgos, artistas plásticos, cenógrafos, videastas, designers de som e de luz, etc.).
Esta verdadeira associação de competências e de abordagens singulares, aportadas a um projecto artístico comum, permite a comunhão e a confrontação, tanto no plano artístico como no da produção e da técnica. Permite o enriquecimento mútuo e a possibilidade de conciliar o tempo da sua maturação com os projectos, graças ao princípio da alternância.
LàOù - marionnette contemporaine é um lugar de questionamento e de afirmação do que pode ser hojea arte da marioneta.


+info em www.fim.com.pt

FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto
Rua de Camões, 404 - 4000-147 Porto/Portugal
Tel. 22 332 00 53 Telm. 961 520 882 comunicacao@fim.com.pt www.fim.com.pt