terça-feira, 21 de julho de 2009

Utopias, Ciborgues e Outras Casas nas Árvores: Oficina de Criação Artística com Carla Cruz - Vila do Conde

Datas: 22, 23 e 24 de Julho, das 19:00 às 22:00
25 de Julho das 14:00 às 18:00
Local: Centro de Memória (google maps), Vila do Conde
Público-alvo: todos os interessados

Nunca foi tempo de sermos pessimistas, mudar o mundo disse Marx, mudar a vida disse Rimbaud, mudar de vida disse Variações. Sim o mundo é composto de mudança, e hoje como sempre precisamos de novas projecções para o futuro, imaginar o impossível, criar gestos que reflictam a pluralidade da existência, ou seja novas Utopias. A proposta desta oficina é exactamente a de imaginarmos criticamente uma nova cidade*, mas também uma nova mulher e homem para essa cidade, daí a noção de ciborgue, que de acordo com Donna Haraway é um híbrido entre máquina e organismo, uma criatura de realidade social bem como ficcional, uma possibilidade de novas construções de relacionamento social.

Do resultado da oficina sairá a obra a apresentar na 5ª edição do Circular Festival de Artes Performativas, que decorrerá de 19 a 26 de Setembro de 2009.

Inscrições
As inscrições estão abertas e devem ser efectuadas exlusivamente para o e-mail
info@circularfestival.com, enviando em anexo a respectiva Ficha de Inscrição devidamente preenchida.

*cidade/polis - civilização

Donna Haraway, "A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century," in Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature (New York; Routledge, 1991).

Carla Cruz, nasceu em 1977, em Vila Real. Em 2001 termina a sua licenciatura em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Completa mestrado em Belas Artes pela Universidade de Plymouth Reino Unido em colaboração com o Piet Zwart Institute, willem de Kooning Academy, Roterdão Países Baixos, em 2003.Professora de artes visuais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Colabora com o grupo de intercâmbio cultural IDENTIDADES no projecto Deslocações para a comunidade de Conceição das Crioulas, Pernambuco, Brasil.
Membro de vários colectivos artisticos, nacionais e internacionais, tais como: ZOiNA, Caldeira 213, ROOM, CLANITICA, Ateliers Mentol, Switch Metaphors e Palindromes.

Dinamiza os blogs All My Independent Women, sobre arte e género, e Porto Público, sobre espaço público, política e poder; e o espaço de exposição “Espaço gesto”, Porto.Expõe o seu trabalho desde 1999, a solo e colectivamente, mas prefere trabalhar em colectivo. O seu trabalho, por vezes absolutamente vísivel por outras não passando de um rumour, parte das construções sociais que fazemos e reforçamos quotidianamente, na tentativa de questionar e até mesmo minar essas construções. Sendo estas relacionadas com género, identidade europeia, ou a privatização e comportamento na esfera pública, ou até mesmo a noção de cidadania. O observador, participante ou transeunte é normalmente apanhado pelo aspecto e formas visuais inofensivas do seu trabalho que regra geral transportam um contéudo muito menos inocente. Levado também a ponderar os seus valores e pre-conceitos em confronto com o que lhe é apresentado pelos trabalhos de Carla Cruz.

Mais informações em
www.circularfestival.com