sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Derivas Artísticas - Programa de Actividades Pedagógicas - Vila do Conde

26 DE FEVEREIRO A 29 DE MAIO 2010 - CENTRO DE MEMÓRIVA, VILA DO CONDE
DERIVAS ARTÍSTICAS - PROGRAMA DE ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS
Concepção e orientação Magda Henriques

“Derivas Artísticas” é um programa de actividades pedagógicas organizado pela Circular, associação cultural promotora do festival de artes performativas com o mesmo nome, que vem ao encontro de um dos principais objectivos desta associação – promover a proximidade entre a arte e as pessoas.

Porque acreditamos na capacidade transformadora da arte e na possibilidade desta, como afirma George Steiner, “comprometer a nossa humanidade, tornar-nos menos capazes de seguir o nosso caminho como se nada fosse”, revela-se necessário que a experiência da arte possa representar uma opção, daí a necessidade de criar meios que permitam essa aproximação e que constituam essa experiência como uma possibilidade de escolha. “Derivas Artísticas” tem, assim, como um dos seus objectivos prioritários criar e disponibilizar instrumentos que concorram para o exercício da escolha.

Estes instrumentos constituem-se como um conjunto variado de actividades, de formatos e conteúdos diversos, que resultam da vontade de criar diferentes caminhos de acesso, em especial, à arte contemporânea que possam contribuir para a familiarização, curiosidade, gosto e sentido crítico fundamentado pela arte do nosso tempo.

Porque “as formas da arte são simultaneamente as formas dos acontecimentos humanos”... a arte contemporânea é a nossa arte.

PROGRAMA 2O1O

CURSO "ISTO É ARTE?!"
10 e 11 de Abril

CURSO "PERFORMANCE - HISTÓRIA E HISTÓRIAS"
21 e 28 de Abril, 5, 12, 19, 26 e 29 de Maio

ENCONTROS “DERIVAS - PARA QUE SERVEM A ARTE E O
CONHECIMENTO EM GERAL?”
26 de Fevereiro, 26 de Março, 23 de Abril e 28 de Maio

Programa completo e inscrições em http://www.circularfestival.com/actividades/derivasartisticas