quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Encontros: Derivas - Para que Servem a Arte e o Conhecimento em Geral? - Vila do Conde

Com Carlos Fiolhais
26 de Fevereiro, 6ª feira
21h30 às 23h30
Centro de Memória
Vila do Conde

Estes encontros resultam de uma crença profunda na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida; de representarem instrumentos privilegiados na “relação com outros 'eus', outros seres, outros domínios, outros sonhos, outras palavras, outros territórios” e ainda, como diria Rosa Montero a propósito do romancista verdadeiramente dotado, “de pescar imagens do subconsciente colectivo e trazê-las para a luz do dia, para que entendamos um pouco melhor o mistério obscuro das nossas vidas.”

Esta actividade decorre, ainda, de uma imensa vontade de partilhar... porque, como escreveu um dia Eduardo Prado Coelho, “há filmes (ou livros, ou discos, ou fotografias, ou quadros ou danças) que se tornam "nossos" (…) Então entramos numa fúria de os querermos dar, mostrá-los, arrastar pelos cabelos as pessoas para que os não percam, forçá-las violentamente a também gostar, com aquela intolerância benévola que só a paixão justifica.”

São aqui propostos caminhos imprevisíveis na topografia da arte e do conhecimento – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário… porque “nenhum bem há cuja posse não partilhada dê satisfação.”

Carlos Fiolhais nasceu em 1956 e licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se na Universidade de Frankfurt, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático de Física da Universidade de Coimbra. Publicou mais de 40 livros, vários manuais de Física e Química, etc. Investiga a Física da Matéria Condensada e o Ensino e História das Ciências. Colabora nos jornais “Público” e “Sol”. É Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde tem realizado vários projectos relativos ao livro e à cultura. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina de tradução científica, em 2004 o Globo de Ouro em Ciência da SIC, em 2005 o Prémio Inovação do Fórum III Milénio e em 2006 o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora. Recebeu a Ordem do Infante D. Henrique em 2005.

Preço:
Encontros "Derivas – Para que servem a arte e o conhecimento em geral?!”
€ 3 (sessão) - Preço único

Programa completo e inscrições: http://www.circularfestival.com/actividades/derivasar tisticas

INFORMAÇÕES
Tm 92 629 40 53

info@circularfestival.com
http://www.circularfestival.com

Local de Realização
Centro de Memória

Largo de S. Sebastião

4480-706 Vila do Conde