segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Workshop Portal de Realização Audiovisual - Lisboa

O Workshop Portal de Realização Audiovisual é, para além de um simples workshop, um projeto de difusão audiovisual.

Investigando, durante os cursos, as possibilidades de criação a partir dos diversos dispositivos portáteis de captação de imagens (câmeras de vídeo mas também celulares e câmeras fotográficas), e através do suporte, hoje existente, de ferramentas de edição simultânea online, o acervo advindo da produção dos alunos do Workshop Portal de Realização Audiovisual terá o aspecto de um organismo vivo e em constante mutação na internet.

O curso é divido em 2 módulos. O Módulo I, dedicado aos elementos básicos da linguagem audiovisual, é estruturado em aulas expositivas, exibições de filmes e exercício práticos (coletivos e individuais), organizados em torno das etapas básicas da realização audiovisual: roteiro, pré-produção, produção e edição.

O objetivo é fornecer aos alunos um repertório de formas, técnicas e narrativas audiovisuais, visando um descondicionamento do olhar e o desenvolvimento de sua consciência de espectador e realizador de imagens em movimento (cinema e vídeo). Simultaneamente, fornecer um repertório de conhecimentos técnicos básicos para a realização em vídeo digital, levando em conta os diversos dispositivos individuais ao alcance de cada turma.

Através de aulas expositivas e exercícios práticos, com ênfase nas múltiplas possibilidades da linguagem cinematográfica, os alunos deverão desenvolver uma proposta audiovisual (ficção, documentário ou animação) a ser realizada de forma autônoma, durante o período do curso. Em uma dinâmica de gravações externas e análise dos resultados em sala de aula, ir-se-á constituindo o material bruto necessário para a realização de cada filme.

O Módulo II constitui-se da edição propriamente dita do material bruto capturado durante o Módulo I. Com uma total simbiose entre teoria e prática, e atendimento personalizado para cada aluno-realizador, a edição apresenta-se como etapa privilegiada do aprendizado sobre a sintaxe audiovisual, com a análise e a modelagem rítmica e dramatúrgica dos diversos materiais gravados. Ao final do Módulo II do Workshop inicia-se a fase de difusão na Crew Hassan, com a exibição dos trabalhos finalizados e a inauguração do ambiente virtual - e viral - do Portal.

Horários: 3 sábados por Módulo, das 10h às 18h
Carga horária: 21 horas (módulo I); 21 horas (módulo II)
Requisitos: ser maior de 16 anos; possuir qualquer aparelho capaz de produzir imagens em vídeo (celular, câmera fotográfica, câmera de vídeo)
Preço: 120 € por módulo
Turma: mínimo de 5 alunos, máximo de 10 alunos
Professor: André Francioli (http://www.vimeo.com/andrefrancioli)

Crew Hassan - Cooperativa Cultural, Crl (18h-2h)
Rua das Portas de Sto Antão, 159-1º Lisboa
http://www.crewhassan.org
ccrewhassan@gmail.com
213 466 119