terça-feira, 25 de maio de 2010

Encontros "Derivas - Para que Servem a Arte e o Conhecimento em Geral?" - Vila do Conde

Miguel Bonneville à conversa com Magda Henriques
28 de Maio, 6ª feira
21h30 às 23h30
Centro de Estudos Regianos
Vila do Conde

Estes encontros resultam de uma crença profunda na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida; de representarem instrumentos privilegiados na “relação com outros 'eus', outros seres, outros domínios, outros sonhos, outras palavras, outros territórios” e ainda, como diria Rosa Montero a propósito do romancista verdadeiramente dotado, “de pescar imagens do subconsciente colectivo e trazê-las para a luz do dia, para que entendamos um pouco melhor o mistério obscuro das nossas vidas.”

Esta actividade decorre, ainda, de uma imensa vontade de partilhar... porque, como escreveu um dia Eduardo Prado Coelho, “há filmes (ou livros, ou discos, ou fotografias, ou quadros ou danças) que se tornam "nossos" (…) Então entramos numa fúria de os querermos dar, mostrá-los, arrastar pelos cabelos as pessoas para que os não percam, forçá-las violentamente a também gostar, com aquela intolerância benévola que só a paixão justifica.”

São aqui propostos caminhos imprevisíveis na topografia da arte e do conhecimento – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário… porque “nenhum bem há cuja posse não partilhada dê satisfação.”

Miguel Bonneville
Porto, 1985. Concluiu o Curso de Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo, o Curso de Artes Visuais pela Fundação Calouste Gulbenkian e o curso ‘Autobiografias, Histórias de Vida e Vidas de Artista' pelo CIES-ISCTE.
Colaborou com artistas como Francisco Camacho, Carlota Lagido, Teatro Praga, Sónia Baptista e La Ribot, e participou em vários workshops nos campos de Dança Contemporânea, Vídeo, Escrita Criativa e Artes Visuais.
Através de performances, desenhos, fotografias, música, livros de artista, Miguel Bonneville introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na destruição e reconstrução da identidade. Bonneville apresenta o seu trabalho em galerias de arte e festivais internacionais, sobretudo os projectos 'Family Project' e 'Miguel Bonneville’, nomeadamente em Espanha, Alemanha, Polónia, Estónia, Itália, Argentina, USA e China.
Foi artista residente no Sítio das Artes, no CAMJAP na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e no Homesession, em Barcelona.
Integra vários projectos musicais, focados no género da música electrónica, utilizando o pseudónimo do seu projecto a solo: BlackBambi.

INFORMAÇÕES
Tm 92 629 40 53
info@circularfestival.com
http://www.circularfestival.com

Centro de Estudos Regianos
Av. José Régio, s/n
Apartado 150
4481-910 Vila do Conde
Como chegar
Carro
A28 (Porto – Viana do Castelo), Saída 15 – Vila do Conde seguir pela N 206 em direcção a Vila do Conde, na 2ª rotunda seguir pela 3ª saída para N 13/Rua 5 de Outubro - Parque de Estacionamento: Praça de S. João (gratuito).

Metro
Linha B (vermelha) estação de Vila do Conde.