terça-feira, 25 de maio de 2010

Atelier de Lisboa: Próximos Cursos - Lisboa

25 Mai - Fotografia 2 - Luz e Fotometria
O acto de fotografar um "objecto" é na verdade o processo de capturar um fragmento da luz que é reflectida, emitida ou transmitida por esse "objecto". Uma imagem fotográfica, na sua versão impressa em papel, é um objecto que contém pedaços de luz convertidos em matéria.

Durante este curso é realizado um estudo aprofundado das qualidades da luz que um criador de imagens fotográficas deve conhecer. Em paralelo são apresentadas técnicas de optimização do processo de medição e captura da luz.

Prof: Bruno Pelletier Sequeira e Márcio Vilela
8 Sessões de 2,5 horas das 19h30-22h00
Segunda-Feira 31 Maio e 7, 14, 21 e 28 Junho
Terça-Feira 25 Maio, 29 Junho e 6 Julho

28 Mai - Construção de um Livro de Fotografia
O livro de fotografia enquanto medium específico de expressão, assume particularidades que vão desde a concepção de um projecto fotográfico até à sua publicação. Este curso pretende abordar as singularidades do livro de autor em todas as suas componentes: edição e estrutura narrativa, layout e design, publicação e distribuição.

Os participantes neste curso serão desafiados a construir uma maquete de um projecto de livro, articulando um pensamento editorial sobre a edição, sequenciação e narrativa. Por outro lado, serão explorados também os recursos que os autores têm hoje ao seu dispor para controlar a publicação e distribuição do livro: o surgimento de várias editoras criadas por artistas, a distribuição e venda de livros pela internet, os casos de print-on-demand, entre outros. É com base neste pensamento sistémico sobre o que é actualmente o livro de fotografia, que se pretende criar um projecto de livro e explorar as suas potenciais vias de divulgação.

Prof: José Pedro Cortes
6 Sessões de 3 horas das 20h00-23h00
Sexta-Feira 28 Maio e 18 Junho
Terça-Feira 1,8,15 e 22 Junho

31 Mai - O Livro de Fotografia
Desde o aparecimento da fotografia que o livro se afirmou como um meio privilegiado para a sua visibilidade. A publicação em livro das cianotípias de Anna Atkins e a emblemática obra The Pencil of Nature de Fox Talbot marcam, nos anos 40 do século dezanove, o nascimento deste novo veículo de comunicação. Desde esse momento até ao presente o Livro de Fotografia tem evoluído, sendo actualmente objecto de uma crescente e massiva produção editorial.

Este curso aborda de forma transversal o vasto universo do livro de fotografia, o seu património histórico e a sua importância como obra final e suporte de visibilidade para projectos fotográficos.

Prof: Bruno Santos
6 Semanas - 1 sessão semanal
Segunda-Feira 19h30 - 22h00
31 de Maio a 05 de Julho

Atelier de Lisboa
Av. Ant. Augusto Aguiar, 80 - 3ºEsq
1150-018 LISBOA
http://www.atelierdelisboa.pt/