quinta-feira, 20 de maio de 2010

Workshop Reutilizar o Teatro - Lisboa

“A Educação Permanente deve ser vista simultaneamente como uma consequência da cidadania activa e uma condição para a plena participação na sociedade”
UNESCO

No “Atelier Reutilizar o Teatro ”, o Teatro é usado como recurso e instrumento na encenação de vontades, de pensamentos críticos, de sonhos e aspirações.
Os participantes são estimulados a opinar sobre o estado actual do mundo, da sua condição e a relatar os seus desejos e aspirações presentes, através de exercícios, maioritariamente, do Teatro do Oprimido (TO), mais especificamente do Teatro Imagem.
O workshop defende uma filosofia de acção pedagógica não dirigista que dá protagonismo aos participantes, desenvolve-se num contexto de educação para a paz, numa convivência criativa e enriquecedora que nasce da dinâmica de grupo, em que cada participante encontra o seu espaço pessoal dentro do trabalho colectivo.

Objectivos Específicos:
- Propiciar a experiência de participação num processo criativo colectivo.
- A dinâmica de grupo assenta na estimulação da capacidade de escuta, nas relações de confiança, na prevenção e resolução de conflitos.
- Descobrir papéis sociais tornando o participante activo enquanto motor da acção e do processo criativo.
- Estimular a expressão, a capacidade de comunicação, a desinibição e a relação com os outros.
- Vencer o medo social do ridículo através de jogos/exercícios colectivos criando-se um ambiente seguro e positivo e chegando, progressivamente, a momentos de exposição individual.
-O desenvolvimento da linguagem corporal permite às pessoas, em qualquer idade ou situação social, criar uma relação mais segura com o meio envolvente estimulando a Auto-estima e a Criatividade.
- Assumir a espontaneidade como elemento libertador do potencial criador dos alunos.

Destinatários: Crianças a partir dos 8 anos.
Data 1: 12 e 13 de Julho
Data 2: 19 e 20 de Julho
Horário: 10h00 às 13h00
Duração: 6 horas (distribuídas em dois dias)
Preço: 50€
Número Mínimo de participantes: 6
Número Máximo de participantes: 12
Orientador: Maria Vasconcelos

CCPE - Centro de Criatividade Pró-Ensino
Tel: 210967875 / 919516896
http://www.ccpe.com.pt