segunda-feira, 17 de maio de 2010

Workshop: Cine Atelier - Lisboa

CINE ATELIER, por Pedro Sabino
CINEMA CITY ALVALADE CLASSIC

Aos participantes não é exigido qualquer experiência. Os participantes são encorajados a desenvolver um guião individual, que pode ser mostrado e discutido no Cine Atelier. As sessões acontecem uma vez por semana em períodos de 3 horas e 30 minutos. O coordenador entregará textos de teoria prática em todas as sessões, de acordo com as matérias em discussão.

SESSÃO 1
As personagens (os protagonistas, os aliados, os adversários ou vilões, os secundários). / Etapas da escrita para cinema: a ideia; a storyline; a escaleta; a sinopse; o tratamento; o guião cinematográfico. / Qual o método ideal para a escrita de uma curta-metragem. / O que pode ser um problema dramático? / A premissa dramática e as dinâmicas conflituais. / Um ou vários problemas? / Um ou vários pontos de vista? / O que é a narrativa? / Como resolver a estrutura narrativa? / Resumo histórico: de Griffith a nós. / Exercícios práticos. Visionamento e análise do excerto de um filme.

Objectivos: Aprender a construir o ADN de cada personagem; aprender as metodologias para a escrita de guiões (Como sabes a escrita criativa é, antes de tudo, uma metodologia, qualquer que ela seja… Mesmo a escrita aleatória dos surrealistas obedecia a um jogo, a uma metodologia); aprender a definir o essencial e estabelecer estratégias; aprender a pensar e a trabalhar a estrutura narrativa.

SESSÃO 2
Visionamento e análise da cena de um filme. / O som e a imagem (o visto e o falado) / O que é uma cena? / A cena e o todo do filme / O que é e para que serve a tensão? Onde começar uma cena? / A escrita da cena beat by beat. / As escalas dramáticas: o beat; o plano; a cena; a sequência. / Jogos de modulação dramática a partir do mesmo elenco. / O esperado e o inesperado. / Exercício prático e discussão.

Objectivos: Proporcionar ao participante a consciencialização sobre as potencialidades do objecto audiovisual; dar a conhecer os mecanismos que geram a elasticidade dramática e narrativa; aprender metodologias para a criação da tensão (a chave mestra da construção para cinema); aprender a escrever uma cena.

SESSÃO 3
Visionamento e análise de excertos de dois filmes. / O cinema é o que acontece entre dois planos. / O choque entre os planos: efeitos e consequências ao nível dramático e narrativo. / A construção do sentido narrativo. / A questão e a mensagem. / Exercícios práticos e discussão.

Objectivos: Proporcionar aos participantes os conhecimentos sobre a especificidade e as potencialidades da arte cinematográfica; aprender a construir o sentido da história; aprender a desenhar o inacabado como factor de dúvida e questionamento por parte dos públicos; perceber que o inacabado é, afinal, um mergulho profundo sobre o assunto que se está a tratar.

SESSÃO 4
Visionamento e discussão em torno de excertos de um filme. / Como manter a liberdade criativa durante o processo de escrita do guião? / A gestão da expectativa no desenrolar na narrativa. / A magia do cinema como arte que sabe conduzir e surpreender a expectativa dos públicos. / Uma história ou várias histórias ao mesmo tempo? / Mecanismos de construção narrativa fora da cronologia (desorganização estrutural – o flashback e o flashforward –, desorganização progressiva e criativa). / Uma história com várias dimensões. / Exercício prático e discussão.

Objectivos: Aprender a usar a expectativa criada como ferramenta de composição; proporcionar aos participantes as práticas para a criação de múltiplas dimensões ficcionais, tendo por objectivo a intensificação da história

Formas de inscrição: Reservas com indicação do nome e contacto até ao dia 3 de Junho. Pagamento do atelier no acto da inscrição até ao dia 5 de Junho

Datas do workshop: 5, 12, 19, 26 de Junho (4 sessões de 3 horas e 30 minutos cada)

Contactos: alvalade@cinemacity.pt | 218 413 040 /43/45