sexta-feira, 21 de maio de 2010

Workshop: Da Energia à Acção - Lisboa

De 31/05 (segunda) até 03/06 (quinta):
Ministrante: Raquel Scotti Hirson
Carga horária: 16h, 4h/por dia
Horário: 13h às 17h
Valor: 100 euros (80euros, alunos do evoé)

A arte de actor se concentra em dois elementos essenciais: presença e acção. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que trespassa e percorre toda a acção cénica. A acção, como o trilho do trem, é a estrutura por onde a energia do actor se manifesta. Através da materialidade da acção é possível que a energia íntima do actor, sua presença, chegue ao espectador. Este curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treino energético e técnico dos actores do LUME como a transformação do peso em energia, a dinâmica das acções físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o trabalho das articulações e a segmentação corporal, a relação entre actores, bem como a utilização de elementos externos como imagens, quadros, música, texto, objectos. A partir das diferentes qualidades corporais que cada um desses estímulos sugere, mergulharemos no corpo como agente central, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento ou o corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração na busca de uma expressividade pessoal.

Sobre o LUME – Núcleo de Pesquisas Teatrais da Universidade de Campinas
Em quase 25 anos de existência o LUME consolida-se como um dos mais importantes grupos teatrais da actualidade no Brasil e também como um importante centro de pesquisa teatral, não só pela singularidade de suas criações artísticas, metodologias de trabalho do actor e publicações teóricas, como também pela sua postura ética frente ao ofício teatral.

Criado em 1985 na Universidade de Campinas (Unicamp), com a ideia de ser um centro de estudo e pesquisa da arte de actor, o LUME tornou-se um dos poucos grupos do país a conseguir manter um projecto de trabalho a longo prazo, com um elenco fixo de actores dedicados à construção de um modo próprio de se pensar e fazer teatro.

Nesta trajectória uma das principais fontes de criação e renovação do LUME TEATRO tem sido a constante realização de intercâmbios com importantes artistas , grupos e mestres da cena artística mundial. Trocas estas que possibilitam um confronto/diálogo entre diferentes modos de se fazer e pensar o teatro, realçando as distintas identidades e contribuindo para a sempre necessária "puxada de tapete" no desenvolvimento das pesquisas do Lume. Dentre as colaborações mais íntimas, frutíferas e duradouras podemos destacar os seguintes parceiros: Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret, Dinamarca), Natsu Nakajima, Anzu Furukawa e Tadashi Endo (Japão), Teatro de Los Andes (Bolívia), Nani e Leris Colombaioni (Itália), Sue Morrison (Canadá), Kai Bredholt (Odin Teatret, Dinamarca) e Norberto Presta (Argentina).

ESPAÇO EVOÉ - O Corpo das Artes
Rua das Canastras n.º36|40, 1100-112 Lisboa
tel/fax: (00351) 218880838
telm: 963816505 | 964462602
e-mail: evoe@evoe.pt
sítio: http://www.evoe.pt