Público Alvo
atores, diretores, estudantes de cinema e teatro
Apresentação
Este workshop é uma oportunidade para atores, diretores, estudantes de cinema e artistas interessados, conhecerem o trabalho desenvolvido por Sergio Penna, um dos mais requisitados preparadores de elenco do cinema brasileiro.
Sergio Penna é professor convidado de Direção de Atores da Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba; do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; e da Academia Internacional de Cinema - SP.
Seus principais filmes como preparador de atores são “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky; “Carandiru” (filme e série para tv), de Hector Babenco; “Lula o Filho do Brasil”, de Fabio Barreto; “Contra Todos”, de Roberto Moreira; “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton; “Antonia” (filme e série para tv), de Tata Amaral; e ”Não Por Acaso”, de Phillippe Barcinski. Os trabalhos mais recentes são: “Bróder”, de Jeferson De; “Bruna Surfistinha – O Doce Veneno do Escorpião”, de Marcos Baldini; e “Heleno”, de José Henrique Fonseca. Também preparou o ator Rodrigo Santoro para os filmes “Che” (competição oficial de Cannes 2008), de Steven Soderbergh; “La Leonera” (representante argentino do Oscar 2009), de Pablo Trapero; “I Love You Philip Morris” (inédito), de Glenn Ficarra e John Requa; “There Be Dragons” (inédito), de Roland Joffé.
O programa do curso terá como foco o naturalismo e a verdade do ator em cena, destacando-se a respiração e o movimento como reveladores de estados de emoção, a memória corporal, o ator-autor e suas contribuições para a mise en scène, disponibilidade, concentração e verticalidade.
Os participantes vão aprofundar-se no processo de Sergio Penna, através de investigações práticas e também de reflexões teóricas a partir de uma análise detalhada da interpretação dos atores nos filmes em que trabalhou e em material de arquivo pessoal do making of da preparação.
A proposta inclui ainda o conceito de cinema instantâneo com a criação work in progress de pequenas situações dramáticas baseadas nos exercícios realizados, para posterior gravação, exibição e estudo das experiências filmadas.
Programa
- a respiração como principio ativo para revelar estados de emoção
- disponibilidade física e sensorial do ator
- memória corporal
- naturalismo em cena
- verticalidade do processo para fugir de caricaturas
- o gráfico de emoções do ator: uma ferramenta para a não linearidade das filmagens
- decupagem dramática das seqüências: o foco da emoção
- descoberta da lógica interna da personagem
- o universo pessoal do ator na construção da personagem
- composição instantânea: pensar e agir como a personagem
- o imaginário de um lugar influenciando diretamente na pesquisa da personagem
- a rua como exercício para o naturalismo
- um pacto de confiança entre os atores para o enfrentamento de situações limite
- koans e hai-kais: delicados e profundos poemas orientais que revelam o essencial
- o roteiro subjetivo como complemento ao roteiro objetivo
- dinâmica de ensaios que seguem a cronologia do roteiro
- a dramaturgia colaborativa no cinema
- adequação do roteiro na definição da mise en scene
- a opção de entregar ou não o roteiro aos atores e seu desdobramento
- a importância de ensaios nas locações ou espaços próximos do real
- aquecimento do ator específico para cada personagem e cena: dos ensaios ao set
- importância da pré e do pós cena
- a relação direta entre o movimento do ator e o movimento da câmera
- a importância do trabalho com o elenco principal e com o elenco de apoio
- a singularidade do trabalho com atores não profissionais
http://www.sergiopenna.com
o workshops acontecerá entre os dias 25,26 e 27 de junho
As aulas acontecerão nas instalações do IPJ da Expo em Lisboa
contacto: karlamuga@hotmail.com