quartas e quintas
2,3,9,10,16,17,23,24 de Fevereiro
21,30-23.30h
A Eclipse Arte abre a todas as pessoas que se sintam identificadas com o universo de Fernando Pessoa a participarem no primeiro de vários workshops de criação que esta companhia de artes levará a cabo, a fim de partilhar o processo de construção da obra "O Segundo Raio de Luz de Luar: Fernando Pessoa em a Substancia do Amor", que a Eclipse Arte prepara para ser estreada em Novembro no Mosteiro de S.Bento da Vitoria- Teatro Nacional S.João- Porto- Portugal, em Novembro de 2011.
O trabalho centrar-se-á em torno de um texto desenvolvido e encenado para um coro contemporâneo com recurso à voz e movimento espontâneo e coreografado, e acções físicas definidas na linha de Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski.
O Texto a trabalhar é:
Coro - "A Europa jaz (…) Somos do ocidente. A alma é vasta, a vida é Breve. A lenda diz que Ulisses aqui aportou e nos criou. Na formação de Portugal, Viriato é como a luz que precede a madrugada. O que farei com esta espada? E fez-se a nação. A mãe que vela por nós. Madrinha de Portugal, Princesa do Santo Graal. Ventra do Império. O inteiro mar, ou a orla vã desfeita – o todo, ou o seu nada. Mar Português. Deus quer, o homem sonha, a obra nasce… Mas falta cumprir-se Portugal! Ó mar anterior a nós, teus medos… Foi desvendado a noite. O esforço é grande e o homem é pequeno. Do ocidente para o mundo, a alma, a ciência, a ousadia. No vale, clareia uma fogueira. Uma dança sacode a terra inteira. Os Deuses da tormenta e os gigantes da terra suspendem de repente o ódio da sua guerra. Mar Português. Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor. Senhor, a noite veio e a alma é vil. Os Quinto Império Eras sobre eras se somem. No tempo que em eras vem. Ser descontente é ser homem. Mestre da Paz, ergue teu gládio ungido, Que sua Luz ao mundo dividido. Revele o Santo Graal! Quem Vem no som das ondas? Não é a voz do mar? E entre as sombras ilhas afortunadas Nevoeiro surge o desejado Que símbolo fecundo Vem na aurora ansiosa? Na Cruz morta do Mundo A Vida, que é a Rosa."
O trabalho centrar-se-á em torno deste tesxto desenvolvido e encenado para um coro contemporâneo com recurso à voz e movimento expontâneo e coreografado.
mostra final ao publico dia 24 pelas 22h
Workshop orientado por Antonio M.Rodrigues
Antonio M. Rodriges(1967)
actuante/performer licenciado com actor e como professor - ramo actividades ritmicas de expressão ,
Director artístico da Eclipse Arte, www.eclipse-arte.blogspot.com, desde 2001.
Conhecedor praticante do método das acções fisicas do training par actuantes e da composição em tempo real.
especializado em escritas do corpo destaca as suas obras Dinis e Isabel(03), Nies nas Alturas(05), Novas Escritas do Sul(06), Spirit of Time -Travel to India e Love Amor/Amore(10). Na investigação destaca o seu processo com João Fiadeiro (07,08) e com o The Work Center of Jerzi Grotovski and Thomas Richards, the Open Program(10).No Cinema destaca a sua colaboração com Paulo Rocha em Rio de Ouro(97)
entrada 40 €, sujeita a inscrição, com envio de carta de motivação e curriculum
lotação : 5 pessoas
Local
Estudio Sétima
Rua Santo Antonio à Gloria, 38
Lisboa(junto ao metro dos restauradores)
Antonio M. Rodrigues telm.960140182
http://www.eclipse-arte.blogspot.com
eclipsearte@gmail.com