segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Balleteatrinho: "Os Gestos de Trisha Brown" - Porto

INSCRIÇÕES ABERTAS

O serviço educativo do Balleteatro vai promover no dia 17 de dezembro, no Balleteatro Auditório, no Porto, a oficina “Balleteatrinho: Os Gestos de Trisha Brown” para crianças dos 4 aos 10 anos. Concebido por Isabel Barros, o Balleteatrinho é um atelier onde os participantes são convidados a experimentar o movimento e a interpretação de uma narrativa, uma história, um conto, uma obra plástica ou uma música.

Trata-se de um atelier de sensibilização e introdução ao mundo da dança e do teatro, através de jogos de criatividade e imaginação. No final da sessão, os pais são convidados a assistir a uma pequena peça apresentada pelos participantes. As inscrições poderão ser efetuadas através do endereço de e-mail formacao@balleteatro.pt.

Isabel Barros
Ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho como coreógrafa, intérprete, programadora e formadora. Nasceu no Porto e é membro da direção do Balleteatro do qual foi fundadora. Após a sua formação inicial em dança clássica com Ruth Howner, realizou diversos cursos em dança contemporânea e composição em Paris, onde residiu e estudou. Participou em seminários dirigidos por Gisèle Barret e Pierre Voltz no Institut d''Etudes Théâtrales - Paris III. Em 1996, em Berlim, fez um estágio com Susanne Linke onde desenvolveu trabalho na área da performance a solo. Estudou teatro e concluiu a licenciatura do Curso Superior de Teatro na Escola Superior Artística do Porto. Desde 1992 tem apresentado regularmente os seus trabalhos, destacando-se a criação recente “Na minha parede escarlate retratos”, um espetáculo de dança em coprodução com o Teatro Constantino Nery.

Como programadora tem concebido para o Balleteatro Auditório ciclos de espetáculos nas áreas da dança, do teatro e da música, privilegiando formatos transversais e alternativos e dedicando momentos para criadores emergentes. Recebeu o prémio Almada (1999), atribuído ao Balleteatro, como distinção do trabalho realizado ao nível da programação.

Em 2003 concebeu o projeto para crianças “Balleatrinho” que, desde então, tem vindo a ser alargado a várias comunidades e locais. É professora no Balleteatro, na Escola Superior Artística do Porto e na Escola Profissional de Música de Espinho, e formadora convidada noutras instituições. Em 2008 lançou o seu primeiro livro “Quando é que chegamos?” dirigido ao público infantil.

Desde novembro de 2010 é diretora artística do Teatro de Marionetas do Porto.

O Balleteatro é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes.

Mais informações:
Balleteatro Auditório
Praça 9 de Abril, n.º 76, 4200-422 Porto
[T] 225 50 89 18 / 93 763 19 00
[E] formacao@balleteatro.pt
[W] www.balleteatro.pt