quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Concurso Internacional de Ideias

“PERFORMANCE ARCHITECTURE GUIMARÃES 2012 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA”

Promovido pela ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, Performance Architecture é um concurso internacional de ideias destinado a selecionar propostas para cinco intervenções urbanas temporárias no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. O concurso pretende mapear estratégias arquitetónicas e urbanas que, reativando abordagens da Performance Art, fornecem novas pistas sobre o papel de arquitetos, artistas e designers no contexto urbano. O concurso destina-se a equipas que, em articulação multidisciplinar, criem conceitos e estruturas temporárias que favoreçam a apropriação de espaços públicos controversos.

Por via da seleção de estruturas temporárias que vão ao encontro das necessidades programáticas da visibilidade e interação urbana de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (quiosques, receções, núcleos micro expositivos, pontos de encontro, áreas de recreação, etc.), o concurso Performance Architecture foca-se em práticas arquitetónicas e urbanas que substituem a construção de monumentos e outras estruturas perenes tradicionais por instalações, ações, happenings e intervenções urbanas temporárias.

Os participantes podem ser nacionais ou estrangeiros, sem limite de idade.
Podem participar equipas sem número máximo de elementos, que contenham na sua composição pelo menos 2 áreas disciplinares distintas (por exemplo, arquitetura e design, arte e arquitetura, design e sociologia, etc.).

Os prémios aos vencedores ex-aequo são constituídos por uma dotação financeira para a concretização das propostas, bem como pelo apoio logístico à sua realização.
O prémio, no valor unitário de 12.000,00 euros (IVA incluído) corresponde a honorários e kick-start financeiro de produção do projeto. Será permitido às equipas trabalhar com valores extra concurso, provenientes de investimento, patrocínios ou apoios angariados pelos próprios, por forma a alavancar a possibilidade de melhores resultados finais, se assim for considerado necessário.

Data limite para a inscrição e receção dos projetos através do website
http://www.addict.pt/gca/index.php?id=260: 6 de janeiro de 2012.

Saiba mais aqui http://www.addict.pt/gca/index.php?id=260

Mais informações:
ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas
Rua Reboleira, 47
4050 - 492 Porto
Tel. +351 222 013 290
Email. info@addict.pt
Webmail: http://www.addict.pt