segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Residência Artística - Caldas da Rainha

[Dogma '05 Emo-finlandização Terceira Via]
Rampa de lançamento para o projecto teatral homónimo, cujo processo de criação consistirá em dois momentos de residência artística (um em Torres Vedras/ESTUFA, o outro em Montemor-o-Novo/O Espaço do Tempo), com estreia prevista para Março de 2012. Este workshop, dirigido por Rogério Nuno Costa, consistirá numa abordagem inteiramente prática ao processo criativo "Dogma 2005" quando aplicado às artes performativas (com especial incidência no teatro): virar a construção teatral do avesso, para melhor lhe vermos não os mecanismos que a fazem funcionar, mas as entranhas que a podem matar. Dirigido a profissionais e estudantes de qualquer área artística com interesse em questionar conceitos como os da efemeridade, memória, intimidade/privacidade e discurso autobiográfico.

HORÁRIO
Dia 6 de Fevereiro: 14:00/17:00
Dia 7 de Fevereiro: 15:00/19:00
Dia 8 de Fevereiro: 15:00/19:00
Dia 9 de Fevereiro: 15:00/19:00 20:30/23:30

LOCAL
Teatro da Rainha, Caldas da Rainha

RESIDÊNCIA [Artística]
Inspirada no projecto comunitário de Thomas Hirschhorn, "Residência (Artística)" começa por ser uma intervenção artística/teatral operada no contexto específico de criação que é a "residência", inspirando-se nela enquanto realidade simultaneamente institucional, cultural, social, geográfica, arquitectónica, política e performativa.

Pretende-se incentivar um grupo de jovens actores a participar na construção de uma ficção teatral que advenha das vivências mais ou menos comportamentais que irão brotar de um processo comum de partilha e de construção teatral, pretendendo-se que o resultado final seja sintomático e revelador dessa mesma intervenção e do espaço onde a mesma acontece, levantando questões que dizem respeito aos conceitos de "ensaio/repetição", "processo criativo" ou "co-criação".

Em suma, o projecto, ainda que teatral, pretende construir uma realidade que seja ao mesmo tempo documental e performativa, propondo uma peça que seja criada de raiz num espaço de residência e a ele se confine.

Neste sentido, a "residência artística" que conduzirá ao espectáculo "Residência (Artística) será ao mesmo tempo um centro de criação, um laboratório, uma escola, uma sala de ensaios e um teatro, no qual todos trabalham de forma não-hierarquizada em prol de um objectivo comum: a criação de um projecto artístico.

O projecto vive, portanto, de uma adequação contextual aos espaços de residência, aproveitando-se todas as dimensões arquitectónicas, institucionais, humanas e outras que possam informar o seu modus operandi: visitas guiadas, conversas com as pessoas que nele trabalham, ateliers de criação artística em espaços inusitados, etc.

"Residência (Artística)" é assim, e também, um espaço de questionamento, que começa por operar na própria ideologia daquilo que se entende por "comunidade", questionando a ontologia própria do gesto artístico: o que é, donde vem, para que serve? Nesse sentido, serão os próprios participantes a fabricar os conteúdos do projecto, de uma forma simultaneamente prática e teórica.

O dispositivo "residência" funcionará como uma espécie de "banco de
conhecimento", com a disponibilização de várias matérias textuais, fílmicas e outras, que
serão consultadas, estudadas e discutidas por todos %u2014 uma master class participatória e interactiva, não sobre arte, mas sobre tudo o que liga o Mundo em que vivemos à arte.

Mediante os conteúdos devolvidos pelo grupo de actores (questões, dúvidas, inquietações, epifanias, vontades, urgências...), o projecto segue depois para o desenho de um empreendimento comum na forma de espectáculo, sempre com a pesquisa teatral como mote inicial e estrutural de todo o processo, ainda que com interfaces a outras áreas do pensamento, nomeadamente o filosófico.

Nesse sentido, "Residência (Artística)" é mais um pretexto para que algo aconteça, um espaço de possibilidades inumeráveis, um parque humano onde vários indivíduos testam as suas capacidades criativas. O título do projecto coloca a palavra "artística" entre parêntesis como forma de metaforizar o pressuposto de que a construção de um discurso através da arte e do teatro não tem necessariamente que partir deles; ou seja, este projecto visa também chegar ao teatro sem ser através da pesquisa teatral propriamente dita. Por outro lado, a palavra "residência" remete não só para o espaço concreto onde tem lugar um processo de criação, durante um tempo determinado, mas também para uma ideia mais abrangente de espaço onde se "vive", ou melhor, onde se "mora".

Em última instância, "Residência (Artística)" tem por objectivo a criação de uma utopia teatral baseada no poder das pessoas e do seu quotidiano, filtrada por um discurso artístico que se quer actual e informado, em relação directa com as linhas de pensamento que explicam a cultura em que vivemos, nomeadamente aquela com os quais os participantes dialogam diariamente.

Interessados externos ao núcleo de interpretes poderão frequentar o workshop Residência (Artística). Mais info aqui
http://www.estufa.pt/pt/agenda/residencia%20artistica%20workshop%20com%20rogerio%20nuno%20costa.htm

BIO
Rogério Nuno Costa (Amares, 1978). Artista, investigador, professor, produtor, curador e escritor em vários projectos artísticos e para-artísticos com limites disciplinares bastante definidos formalmente (espectáculos, conferências, performances, workshops, jantares, palestras, master classes, exposições, instalações, concertos, anúncios publicitários, programas de televisão, livros, rádios online, desfiles de moda, etc.), mas conceptualmente inter(in)disciplinares, dogmáticos e cinicamente altermodernos. Com formação académica nas áreas da Comunicação Social, História da Arte e Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, considera-se um observador (participante) com uma curiosidade mórbida pelo universo das artes, e só devolve o resultado das suas investigações porque é o que manda o Código Deontológico dos Jornalistas. Na persona do Chef Ró, tem elaborado inúmeros cruzamentos da Cozinha Conceptual com as artes performativas e os novos media, pretendendo com isso que a Arte se eleve à categoria de Gastronomia (pois o contrário já foi feito). Não é actor. Considera também que todos os trabalhos nas áreas do teatro/dança que realizou em colaboração com diversos artistas e companhias (Teatro Praga, Patrícia Portela, Sónia Baptista, Lúcia Sigalho, Cão Solteiro, Nelson Guerreiro, Estrutura, Teresa Prima, entre outros) foram trabalhos de consultoria. Prepara para 2012 a publicação do livro/DVD "Vou A Tua Casa - Projecto de Documentação", um evento preparatório do fim do Mundo chamado "Realpolitik", um disco de originais technobrega chamado "€TRASH" e a construção (from scratch) de uma "Universidade".