terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Corpo-Zero - Introdução aos estudos do corpo e do movimento

O trabalho que o c.e.m tem desenvolvido reconhece a necessidade de um investimento aprofundado nas práticas que se dedicam à tonicidade do corpo na contemporaneidade. Desde o apuramento da sensação/percepção, à emergência da forma e a sua comunicação. Da nossa experiência na criação de um corpo em relação, torna-se clara a necessidade de configuração de um suporte que potencia a acção/pensamento independentemente da área profissional, seja ela politica, artística, social ou qualquer outra.

No início dos anos 90, no c.e.m, um dos primeiros laboratórios que traziam a teoria para a prática chamou-se O tempo do jardineiro. Essa metáfora tão física insistiu até hoje pela sua clareza no convite a um trabalho diário, contínuo, minucioso, forte e criador. Durante os últimos 6 anos temos realizado a F.I.A-Formação Intensiva Acompanhada, dedicando cada temporada ao apuramento da Investigação Artística enquanto prática de Criação a partir da experiência do Corpo. É neste sentido que o c.e.m-centro em movimento reconhece a pertinência de um tempo dedicado à preparação do terreno para a Investigação, o coração do nosso trabalho. E assim surge CORPO-ZERO, um trabalho em continuidade que introduz um campo de trabalho nas práticas do estudo do corpo e do movimento. A partir de abordagens diversificadas elaboradas por profissionais que se dedicam a matérias distintas como a dança, a anatomia e a fisiologia experiencial, o teatro, a escrita e a produção artística vamos praticar a criação do corpo numa primeira abordagem/entrada ao caminho da Investigação Artística.

* devido a continuidade de trabalho que se vem desenhando, sentimos a possibilidade de abrir novas candidaturas ao programa, podendo ser atravessado mensalmente ou acompanhando os próximos 5 meses de Fevereiro até Junho de 2012.

Orientadores: Cristina Vilhena, Ibon Salvador, Joana Pupo, Luciana Chereigatti, Margarida Agostinho, Mariana Lemos, Sofia Neuparth.

Faixa horária: entre as 17h30 e as 21h de segunda a sexta, 2 sábados por mês , das 10h as 13h.

Investimento: 150€/mês ou 700€ cinco meses (Fev à Junho)

Mais informações: marianalemos@c-e-m.org