terça-feira, 3 de janeiro de 2012

IX fórum Permanente de Teatro - Guimarães

- FÓRUM EUROPEU DE TEATRO -

A Federação Portuguesa de Teatro, em parceria com o Circulo de Arte Recreio/Teatro Ensaio Raul Brandão, vai realizar, entre 13 e 15 de Janeiro de 2012, na cidade de Guimarães, o IX Fórum Permanente de Teatro, contando com o apoio da autarquia local e da Fundação Cidade de Guimarães.
Nesta edição, e pela primeira vez, o evento ganha uma dimensão internacional, adoptando a designação de Fórum Europeu de Teatro, pelo facto de estar inserido no Programa Tempos Cruzados, desenvolvido no âmbito de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Daí que, tenha sido dirigido um convite à participação de grupos filiados na Escenamateur (organismo congénere que reúne os grupos do país vizinho).
O Fórum Permanente de Teatro é um evento semestral, criado em Janeiro de 2008, sob a égide da Associação Nacional de Teatro de Amadores, e destinado à formação e troca de experiências entre grupos de teatro não profissional, tendo envolvido já, em anteriores edições, mais de mil pessoas (organização, formadores, formandos e simples espectadores) e perto de cem companhias de todo o país, sendo já considerado, por muitos, um momento incontornável no calendário anual do teatro associativo.
Este evento assume-se como um espaço de permanente evolução técnica e prática, contando na sua grelha de formadores com profissionais experientes e acreditados, abarcando áreas como a formação de actores, a dramaturgia, a cenografia ou a iluminação, entre outras. Nesta nona edição, o evento recebe a colaboração de nomes como Pompeu José, Jorge Fraga, Manuel Ramos Costa ou Aurora Gaia.
Neste IX Fórum Permanente, e tal como em edições anteriores, será feita uma homenagem à obra de um dramaturgo português. Desta feita, a escolha recaiu em Gil Vicente, considerado, por muitos, o “pai” do teatro português. No âmbito dos diversos painéis formativos, será trabalhado «Vicentando», uma colagem de textos deste dramaturgo.
Paralelamente, decorrerá um vasto programa social composto de actividades lúdicas e de convívio. Logo na sexta-feira, Guimarães recebe os participantes do Fórum com o espectáculo «O Assassinato de Agra», pelo Teatro Ensaio Raul Brandão. A noite de sábado inicia-se com a divulgação da grelha de espectáculos do Concurso Nacional de Teatro – Póvoa de Lanhoso 2012. Segue-se a apresentação de uma produção, ainda a designar, oriunda de Espanha, fruto da parceria existente entre a FPTA e a Escenamateur. A entrada nos espectáculos será gratuita e aberta à população em geral.
Mais informação:
http://www.fpteatro.pt
http://www.forumpermanentedeteatro.webnode.com