quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Oficina de Clown - Lisboa

COM ANA PIU
7 de Janeiro de 2012
10h-13h|14h-17h

De que tamanho é que é o céu?
O céu é do tamanho dos meus braços abertos.
O céu vai até onde os meus olhos podem e desejam ver.
O tamanho do céu, às vezes, é um tracinho quase fininho. Quando estou cá em baixo, entre prédios muito altos.
O céu pode ser enorme quando estou em cima de uma falésia de braços abertos. É tão grande que nunca sei onde começa o céu e acaba o mar.
O céu é do tamanho da minha imaginação e da vontade que tenho que ela cresça para dos meus braços abertos.
Quero abraçar o céu! O céu, quando fecho os olhos, é dum tamanho infinito e quando os abro numa noite escura estrelada posso viajar no cimo duma estrela cadente e ir para lá do que se pode ver.

Apresentação
“ O ser humano necessita de rir. Para compreender, para conhecer, para crescer e assimilar a realidade.” (Jara, Jesus pp.26)
“(…) por detrás de cada clown há sempre um ser humano que deseja expressar-se, comunicar-se com o outro e partilhar com os demais.” (Jara, Jesus pp 31)

infinita ternura

O nariz de palhaço é a máscara mais pequena do teatro. Ao contrário de cobrir, de esconder, o nariz dilata o rosto e as emoções que se expressam através de o olhar. Disponibilidade, vazio inocência, curiosidade, liberdade, compromisso, coragem, divertimento, disciplina, humor, imaginação, espontaneidade, prazer, esperança, amor, carisma são as forças motrizes que pautam o trabalho.

A segmentação da acção, o golpe de máscara, o contacto directo com o público, a pausa a três tempos e o foco da acção possibilitarão que a escuta, o estado de alerta, a visão periférica se afinem proporcionando uma limpeza nos gestos e nas acções.

Porém, a chave principal é prazer do jogo. Nesta oficina serão disponibilizadas ferramentas práticas para que esse jogo teatral aconteça. Conhecer o nosso corpo e as suas possibilidades é muito importante para que possamos jogar com ele e essencialmente brincar.

Conteúdos
. O estado do palhaço
. O prazer de estar no tempo presente
. O ridículo e a sua poética: ternura, paixão que o leva a exagerar sem ter consciência disso
. O Eu em relação com o espaço
. O Eu em relação com o outro
. Olhar - porta aberta para expressar, comunicar

Metodologia
Pedagogia do prazer, de estar a gosto.
Cumplicidade entre participantes
O nascimento do clown a partir de trabalho físico e improvisação
Busca do vestuário e objectos
Busca de nomes

Cada sessão será dividida em três momentos:
1. Jogos de aquecimento
2. Jogos de preparação
3. Propostas de improvisação com nariz

Ana Piu (Lisboa 1973)
Faz parte dos Doutores Palhaços do Operação Nariz Vermelho desde 2003. Lecciona clown e teatro do gesto no Evoé e na Estal (Lisboa).
Orienta workhops de Clown em diferentes locais, nomeadamente no Teatroesfera, Mil e uma Danças entre outros.
Actualmente lecciona no Espaço Evoé aulas de Clown. No Teatroesfera encenou, juntamente com Paula Sousa, Achtung! e Tim tim por tom tom, uma pesquisa em teatro do gesto e técnica de clown
Trabalha como actriz de teatro, desde 1995, em várias companhias e projectos (Teatro ao Largo, O Bando, Teatro Joana, CENDREV, Teatro Meridional) e encenadores João Ricardo no Teatro Nacional em “Sonho duma Noite de Verão”, com John Mowat na companhia do Chapitô em “O Café”. Em 1999 criou Bip Bip Teatro apresentando o espectáculo “Das duas, duas e o chapéu de coco” em Portugal, Espanha e Brasil.
Colaborou com o Chapitô em animações teatrais. E é contadora de histórias em bibliotecas e outros espaços.
Faz parte do Teatro Ka, companhia de artes de rua, onde actua em “Uruboru” (espectáculo em andas)
Actualmente tem dois espectáculos em carteira “Dona Estrela” (teatro e contação de histórias) e “Já Tá” (espectáculo para bebés) a solo.
Em 1999/2000 leccionou aulas de improvisação e movimento teatral no Estabelecimento Prisional de Tires, orientou aulas de Expressão Dramática alunos do 1º ciclo através do Teatro Esfera.
Protagonizou alguns spots publicitários, entre 1998/99, para a Mega fm, Sumol, Telecel, TV Marcelo.
Fez dobragens no País Basco em 1999.
Inicia a sua formação artística em 1991 no curso de actores do IFICT (Lisboa), ingressa em 1992 na Escola de Teatro de Évora. Em 1996/97 é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar na École International du Thêatre Jacques Lecoq.
Ao longo do seu percurso artístico participa em vários workshops (Theatre du Mouvement, Stan, teatro do gesto com J. Mowat, etc…), assim como na formação interna promovida anualmente pelo Operação Nariz Vermelho direccionáda para o trabalho de clown. André Riot-Sarcey, Ângela de Castro, Sergio Claramunt, Ricardo Pucceti, Amy Hatab são alguns dos formadores internacionais desta vertente da arte performativa.
Participou em Agosto de 2011 no Odin week festival, Dinamarca.
Licenciada em Antropologia no ISCTE- Lisboa.

Público alvo: 6 aos 666 anos
Horário: 10h-13h|14h-17h
Local
Junta de Freguesia de Santos-O-Velho
Rua da Esperança 49, 1200 Lisboa
213 969 498 ‎

+ info e inscrições
piunina@gmail.com