sexta-feira, 16 de março de 2012

Workshop - A arte-educação como ferramenta de transformação social

O modelo social predominante no mundo tem como principal objetivo o lucro. Esse lucro é frequentemente adquirido através da exploração de mão-de-obra barata, e camuflado em expressões como ‘voluntariado’, ‘intercâmbio cultural’ ou ‘trabalho social’.

O rendimento coletivo mal distribuído alimenta o fenómeno da desigualdade social, em que só uma pequena parte da sociedade beneficia, e a outra parte paga um preço elevado para sobreviver numa cultura de consumismo, repleta de informação e sedução.

Será possível convivermos no mesmo espaço com realidades tão diferentes? Como pode a arte-educação valorizar o potencial humano em zonas de risco, diminuindo o fosso entre uma elite que enriquece culturalmente mesmo que à custa da reinvenção da cultura periférica?

Este workshop, ministrado por Franklin Soares (ou Frankão), fundador e presidente da ONG Espaço Cultural Francisco de Assis França (ECFA) no Brasil, tem como base nove anos de experiência em arte-educação nas favelas do estado do Rio de Janeiro. É proposto como forma de capacitação e conversa informal, e dirigido a todos os interessados em trabalhar de forma responsável, em território marginalizado onde desenvolver a cultura implica tomar consciência da sua existência, e entendê-la antes de confrontá-la.

Dinamizador: Frankão, Presidente-Fundador da ONG ECFA, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil

Local: Associação Centro InterculturaCidade, Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa

Data e Horário: 31 de Março, das 10h às 17h

Preço: 20€ | Almoço incluído (das 12h30 às 14h)
Inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dElyQ3FTLTlBcUxfUUc3eWhwVVdXUVE6MQ#gid=0