Artâmega - Academia das Artes do Marco de Canaveses
Duração: 16 horas
Formadora: Marta Silva*
Horários:
17 de março (10:00h – 13:00h + 14:30h – 18:30h)
18 de março (10:00h – 13:00h)
24 de março (10:00h – 13:00h + 14:30h – 17:30h)
Condições de acesso:
A partir dos 14 anos
30 € – Geral
20 € – Estudantes e Alunos da Artâmega
Limite de Inscrições
Inscrições até ao dia 14 de março
*Marta Silva
Licenciada em Design de Cenografia na ESMAE (2001) - distinguida com bolsa de mérito do Instituto Politécnico do Porto e prémio de distinção da Fundação Engenheiro António de Almeida. Atualmente frequenta o Doutoramento em Design na Universidade de Aveiro. É docente na ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo e Cenógrafa.
Actividade Artística
Trabalhou na área de cenografia com as seguintes companhias de teatro: A comuna Teatro de Pesquisa, Centro Dramático Galego (Espanha),HardtMachin Group (Bélgica),Companhia de Teatro de Braga, Teatro Art’imagem, Teatro de Formas Animadas, Teatro Nacional S.João, Quinta Parede,Teatro Oficina, Círculo Portuense de Ópera e Coliseu do Porto, Teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser, entre outras.
Como cenógrafa desenvolveu trabalho com António Feio (Homens de Escabeche - 2010); António Durães (Ópera Elisir d’Amore – 2007); Alexei Chipenko (A Vida Como Exemplo –2006; entre outras); Alfredo Martins (Coisas de Armário, Serralves 2008); Alvaro Correia (Misantropo – 2007; A cabra ou Quem é Sílvia – 2004; CATEGORIA 3:1 - 2002), Denis Bernard (Médico à Força – 2004); José Caldas (Medo Azul – 2006; As Laranxas más Laranxas de Todalas las Laranxas – 2004; entre outras); Manuel Guede de Oliva (Algumas Polaróides Explícitas – 2003); Rui Madeira ( Da Vida de KomiKaze – 2003), entre outros.
De 2003 a 2007 trabalhou como assistente de Cenografia em várias Óperas, co-produzidas pelo Círculo Portuense de Ópera, Coliseu do Porto, Orquestra Nacional do Porto e diversas companhias estrangeiras (Teatro Nacional de Belgrado e Fondazione Pergolesi Spontini em Jesi, Teatro Comunale di Bologna, Teatro delle Muse di Ancona e Scalla de Milão) com cenografias assinadas por Angelo Sala, Kevin Knight e Mietta Corli.
No cinema, trabalhou como assistente e aderecista nos filmes “Anjo Negro”(1999) de Carlos Braga e“Vanitas”(2003) de Paulo Rocha.
Mais informações
O Workshop destina-se ao público em geral (alunos, professores, curiosos, aficionados do Teatro e/ou das Artes Plásticas). Será feita uma contextualização histórica e teatral da Commedia dell’Arte antes de partirem para a prática. Os participantes não terão de levar quaisquer materiais, uma vez que estes serão totalmente assegurados pela Artâmega. No final das 16 horas de Workshop as máscaras serão palco numa exposição na Artâmega, que se abrirá ao público no dia 24 de março, último dia do Workshop, e aí se manterá pelas semanas seguintes.
Visite o nosso site: http://www.artamega.pt