quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

HandlingTools: Workshop Intensivo

O Método AND emerge do encontro entre o método de Composição em Tempo Real desenvolvido pelo coreógrafo João Fiadeiro e a etnografia aplicada à performance situada desenvolvida pela antropóloga Fernanda Eugénio. O Método AND afirma-se enquanto campo de experiência e de estudo privilegiado daquilo que entendemos por “com-posição” (posicionamento recíproco, com o outro). 

O Método AND tem atraído, para além de artistas e performers de áreas como a dança contemporânea, o teatro ou as artes plásticas,  investigadores de disciplinas tão distintas como a literatura, a arquitectura/urbanismo, as neurociências, a economia/foresight, a cognição social, as ciências dos sistemas complexos, a antropologia, a permacultura, a assistência social, a psicologia clínica, a gestão de empresas, a filosofia das ciências ou as ciências políticas. A razão deste interesse tão abrangente tem a ver com o seu carácter transversal enquanto sistema para pensar e praticar a relação, a colaboração e a decisão, tendo aplicações tão diversas como a composição artística, a mediação de conflitos ou a gestão de equipas e projectos.

O Método AND tem sido transmitido, partilhado e trabalhado em países como o Brasil, Rússia, Holanda, Chile, Argentina, Alemanha, Inglaterra, Ucrânia, França ou Espanha, só para nomear os mais regulares. Tem também estado presente nos mais prestigiados programas de mestrado de performance na Europa, como o SoDA Master Programme em Berlim; o Amsterdam Master of Choreography e o Master of Theatre/DasArts ambos da Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten; o Mestrado em Performance Studies na Universidade de Hamburgo; o Mestrado E.XE.RC.E em Montpellier; ou o novo Mestrado em Dança Contemporânea de S. Petersburg. Tem tido ainda incursões pontuais em programas de doutoramento, dos quais se destacam o programa doutoral em Neurociências da Acção do Champalimaud Center for the Unknown e o programa doutoral em Ciências da Complexidade do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa.

Tags: composição; colaboração; decisão; mediação; criatividade; sustentabilidade; teoria prática; comunidade; auto-organização; emergência

Preço: 150 euros
Carga horária: 30 horas
+ INFO: www.re-al.org / andlab@re-al.org