quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Práticas de criar Corpo-Acontecimento - Porto

Orientação: Sofia Neuparth

Data: 25 a 27 de Janeiro
Horário: 25 Jan: 19H-22H, 26 Jan: 10H-15H, 27 Jan: 10H-14H. Total=12H
Local: CACE Cultural do Porto, Espaço Circolando (R. do Freixo, 1071, sala 3)
Destinatários: Profissionais e estudantes de artes performativas
Nº máximo de participantes: 18
Preço: 60€

Sinopse:
O ponto de partida para este tempo de trabalho é o encontro. Não é um lugar fixo. Não há encontro sem deformação. Cada partícula envolvida no encontro cria a dança.
Nunca sei à partida o que vou dizer ou que prática vamos exercitar, mantenho-me rigorosamente afinada com o que vai aparecendo.
Sempre me interessou tecer. Aceito que o corpo que vou sendo tem buracos, aceito que alguns desses buracos são a própria renda que me faz corpo-sofia. Não aceito a negligência e o abandono. Não aceito o boicote ao sabor da dança. O encontro entre os tecidos do corpo, os tecidos do chão ou do ar sempre me pareceu e ainda parece, um evento fascinante. A criação de formas que se vão fazendo corpo a partir da escuta da relação com o expandir-contrair, adensar-desajuntar, afundar-levitar foi a primeira pergunta que me desassossegou, e ainda desassossega, momento a momento. A elasticidade da atenção acompanha a elasticidade do gesto. Apurar a escuta do corpo-acontecimento implica não me isolar do som, da temperatura, da luz, do acontecer do outro, da relação entre a geografia do corpo e a geografia da cidade. O corpo cria espaço, o espaço cria corpo.

Nota: este laboratório inclui trabalho de corpo prolongado no chão. Tragam roupas quentes. Durante o fim de semana não fazemos “intervalo” para o almoço, tragam comida e fazemos um pik-nik conversado. É muito provável que a escrita entre na dança, tragam caneta e papel…e tragam-se a si próprios, vejam lá se não se deixam em casa e mandam um clone em representação…

Nota biográfica:
Sofia Neuparth tem um percurso singular no seio da Dança Contemporânea em Portugal. Deu forma a um espaço próprio de investigação artística que sustenta as suas práticas nos estudos do corpo e do movimento. É o entendimento que tem do corpo como acontecimento em relação que determina todo a sua acção, quer a nível do trabalho de formação que desenvolve há 34 anos, quer em relação à estrutura profissional que co-criou e dirige – o c.e.m-centro em movimento, do festival que programa – Pedras d´Água , da intervenção politica que realiza e das criações que apresenta. O seu percurso tem sido acompanhado por artistas e teóricos como Steve Paxton, Bragança de Miranda, Peter Pal Pelbart, Christine Greiner ou Helena Katz que muito têm contribuído para a divulgação e inscrição dessa singularidade e da sua pertinência na contemporaneidade .Na sequência do exercício de dançar teoria onde se dedica à ligação entre o trabalho de corpo e o estudo da biologia e da filosofia emergiram criações como “mmm-um poema físico”(2005), “práticas para ver o invisível e guardar segredo”que inclui a publicação de um livro com o mesmo nome (2010), “ 1 ou 2 contentamentos comedidos”(2011) ou “pátio” (2012).

Mais informações e inscrições:
Cláudia Santos
225 189 157  |  939 482 601
c.santos@circolando.com | www.circolando.com