quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Workshop de Butoh - Lisboa

Sven Wu Wei, performer/dançarino e terapeuta, tem desenvolvido , através das suas performances, um caminho poético numa consequência natural do seu auto-conhecimento.
As suas performances, baseiam-se numa viagem interior e na improvisação íntegra do gesto.

Pontos de aprofundamento: A respiração do Ser na sua Intimidade e dos seus Sonhos.

* Através da Intimidade desmascaramo-nos infinitamente e damo-nos incondicionalmente com uma energia que flui de dentro para fora, manifestada pelo corpo onde ele fala e cala, com a integridade de cada gesto.
* Com os sonhos, em vez de os analisar, de fazer a sua autopsia, fazemos para eles voltarem à vida. O modo de chegar a isso é reviver o sonho como se ele se desenrolasse no momento actual. Em vez de contá-lo como se fosse uma história passada, ele será posto em acção, representá-lo no presente para que ele se torne uma parte de si mesmo, que esteja realmente implicado nele. O sonho pode ser representado sob forma de psicodrama colectivo, a fim de colocar em relevo alguns de seus aspectos e enriquecê-lo com as reacções dos diversos protagonistas. O grupo pode ser utilizado como caixa de ressonância ou “eco amplificador”, numa observação da postura, da respiração, do olhar, dos microgestos, etc...de forma a descobrir, não encobrir. Seja o que fôr que se faça, não se pode não comunicar.
Através de várias técnicas de comunicação com o nosso corpo, aprendemos, não como mover, mas a ser movidos. O corpo é um receptáculo de tempo e espaço multidimensional.
Através de uma exploração até às memórias colectivas do nosso passado, podemos encontrar uma fonte de recursos abundantes, enriquecendo a essência da nossa vida através da expansão da nossa consciência. Este mecanismo ajuda a activar as memórias recalcadas, direcionando a energia
para o nosso verdadeiro Ser. A ressonância corporal é a chave para abrir o mundo em constante mudança, dentro e fora de nós.
O performer e terapeuta Sven Wu Wei, ajuda o corpo a abrir portas secretas, a extrair a essência dos participantes, segurando-a até que ela brilhe e vibre. Para o desenvolvimento da auto-percepção, ele usa o relaxamento de forma a obter um maior nível de interdependência energética sendo activado o potencial dentro de nós, combinando o imaginário e funções do corpo na sua máxima tridimensionalidade.
• O relaxamento deixa a energia fluir na sua tensão essencial;
• A interdependência conecta o poder do nosso centro, uma auto-percepção de nós e a relação com o ambiente à volta de nós que sintoniza o corpo e a frequência da ressonância;
• A imaginação combina diferentes elementos: um veículo que percorre momentos secretos do nosso inconsciente. Trabalharemos conscientemente em relação a estes objectivos até chegarmos ao automatismo do movimento.
De forma geral, o relaxamento, a respiração, a vibração e a distorção desbloqueiam tensões metafisicamente acumuladas no nosso corpo, ampliando a intensidade da expressão no gesto... por tudo isto usamos o Butoh. Não pensando em suceder.
Simplesmente tentar. Tentar ser. Aceitar a montanha e o vale.

Disciplina na espontaneidade e espontaneidade na disciplina.

www.sven-wu-wei.com

NOTA: Este workshop de Butoh vai servir de selecção para a Companhia
de Dança Butoh "ANATTABARDO". Existe no Porto e tem interesse de estar
também em Lisboa.

Fundadores do Butoh:
" Butoh is not anti-modern dance but to enlarge the possibility of human consciousness on body and to transform into every form of the life. " HIJIKATA TATSUMI
" As soon as you hesitate, you'll not be anymore a flower." KAZUO OHNO

Horários do Workshop: De 14 de Janeiro a 19 de Janeiro
De segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
No sábado das 10h às 18h

Mínimo de 12 participantes, máximo de 30

110 Euros por pessoa
Data de limite de pagamento: dia 4 de janeiro, com
pelo menos, metade do pagamento efectuado ou todo.

Contactar para inscrições e pagamentos:

Espaço SOU

Rua Maria nº73 (à Forno do Tijolo) 1170 Lisboa
211 547 790 | 934 808 869
info@sou.pt
www.sou.pt
www.facebook.com/soumovimentoearte