quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Workshop de Realização - Lisboa

“Da ficção à realidade” por David Rebordão
 

É uma workshop de realização feita de modo intensivo, ministrada pelo realizador de cinema, David Rebordão. A realização é discutida na sua vertente de disciplina artística mas, também, como profissão. O Cinema, a Televisão, dicas práticas sobre realização e as suas técnicas, são explicadas por David Rebordão através da sua experiência de mais de uma década ao serviço do audiovisual.

Objectivos Gerais da Workshop
Pretende-se que os formandos desenvolvam competências em realização cinematográfica, através do conhecimento das suas técnicas, instrumentos e politicas.

Público-alvo e Pré-requisitos
O curso destina-se a estudantes, profissionais, ou entusiastas da área de audiovisuais que pretendam aprofundar ou iniciar-se na área da realização.

Pré-requisitos:
- Idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos de idade;
- Domínio da Língua Inglesa.

Workshop certificada
No final da workhop, cada formando receberá um certificado de frequência.

Os que frequentarem esta workshop intensiva de 3 dias terão a oportunidade de descobrir:
- O que é esperado de um realizador na fase de pré-produção.- Como desconstruir um guião para poder entender a história.
- Os segredos para se obter uma boa “performance” de um actor.

David Rebordão
A carreira que construí ao longo de uma década teve o seu culminar com a realização da minha 1ª longa metragem. Foi um caminho duro que me deu a oportunidade de trabalhar nas mais variadas áreas do audiovisual, e aprender as mais variadas ferramentas. Segui o caminho da Diguerrilla, sem nunca perder de vista o meu objectivo: fazer cinema em Portugal. É neste contexto, que sinto ser necessário passar a experiência da realização na 1ª pessoa, e explicar como se pode conquistar o sonho enfrentando a realidade de uma profissão que sofre muito neste país.

Formato da Workshop de 3 dias intensivos
Durante 3 dias terás a oportunidade de conhecer outros cineastas como tu; de debater sobre a disciplina da realização; e partilhar as tuas experiências como artista e contador de histórias. Os 3 dias serão uma combinacão de palestra, visionamento de excertos de filmes seguido de debate, e exercícios prácticos. Os exercícios práticos começam no segundo dia, culminando no terceiro dia com a divisão da turma em grupos e a elaboração de uma cena por grupo. Essa cena será também filmada e analisada pela turma. Cada dia de formação tem a duração de 8 horas.

Conteúdos programáticos dos módulos
1º Dia - O que é fazer um filme? – O que é um realizador? – O negócio e a política do cinema – A realidade nacional – Dicas para sobreviver – Tipos de produção – Cinema Vs Televisão – Actividades de pré-produção de um realizador – Os talentos à frente da câmara – Do guião ao set de filmagem – Tipos de cenas – A estrutura clássica de três actos – Análise de um guião

2º Dia - O submundo do realizador – O estilo visual – Compreender a câmara – A lista de planos – Storyboard – Técnicas para a construção de personagens – Análise do guião (o personagem) – Os actores – Ensaiar os actores no plateau

3º Dia - Planificação de uma cena – As 5 fases de preparação de uma cena – Técnicas básicas para compor uma cena – Exercício prático final

A workshop tem o preço de 150€, já com IVA incluído.

Reserva já o teu lugar na próxima formação.

Próximas datas serão
06, 07 e 13 de Abril., em Lisboa, na zona do parque das nações.
ALMADA: 14, 20 E 21 DE ABRIL
PORTO: 27, 28 DE ABRIL E 04 DE MAIO

Inscreve-te já.

Envia um mail para o endereço davidrebordao@gmail.com com o teu nome, idade, contacto e a razão pela qual te inscreves.
(tlm: 962 522 469)

Número limitado a 12 vagas por Workshop.

Contacta-me, para encontrarmos forma de levar a workshop à tua cidade.

http://www.smore.com/2w0p-workshop-de-realiza-o
http://davidrebordao.wix.com/davidrebordao