quarta-feira, 26 de março de 2008

Lisbon Jazz Summer School

Lisbon Jazz Summer School
Centro Cultural de Belém
18 a 26 de Julho de 2008
Pré-inscrições até 30 de Abril

Pela primeira vez, o Centro Cultural de Belém vai ter uma escola de Verão de jazz. É a Lisbon Jazz Summer School (LJSS), que irá decorrer entre 18 e 26 de Julho em vários espaços do CCB.

Os principais objectivos da LJSS são: oferecer uma formação de qualidade aos estudantes e músicos de jazz em Portugal; proporcionar aos participantes do Curso de Verão um contacto intensivo com músicos internacionais de primeira linha; dar a oportunidade aos participantes do Férias com Jazz de se iniciarem nesta linguagem musical; e contribuir para a dinamização do jazz nacional e para o seu reconhecimento internacional.

A LJSS decorrerá nos seguintes momentos:

Concerto de Abertura LJSS
Mulgrew Miller & Wingspan

18 de Julho, 21h00, Grande Auditório

Mulgrew Miller & Wingspan é o grupo convidado para o Concerto de Abertura da Lisbon Jazz Summer School. O sexteto apresenta-se com a seguinte formação: Mulgrew Miller (piano), Ivan Taylor (contrabaixo), Rodney Green (bateria), Steve Nelson (vibrafone), Antonio Hart (saxofone) e Duane Eubanks (trompete).

Mulgrew Miller é um dos músicos do panorama jazzístico actual com mais discos gravados, cerca de 400, ficando em segundo lugar apenas atrás do seu colega e amigo Kenny Barron. Desde muito cedo, este pianista americano procurou rodear-se apenas dos melhores músicos, tendo tocado com a maioria dos grandes nomes do jazz – Art Blakey's Jazz Messengers, Quinteto de Tony Williams, Duke Ellington Orchestra, Joe Lovano, Trio de Ron Carter... entre tantos outros. Mulgrew Miller traz ao CCB, pela primeira vez, o seu sexteto – Wingspan.

Curso de Verão
Curso intensivo de jazz, nível médio e avançado
19 a 26 de Julho, das 10h00 às 18h00, CCB

Público-alvo: 40 participantes a partir dos 16 anos
Direcção Pedagógica: Mulgrew Miller
Formadores: Mulgrew Miller & Wingspan: Mulgrew Miller (piano); Ivan Taylor (contrabaixo); Rodney Green (bateria);
Steve Nelson (vibrafone); Antonio Hart (saxofone); Duane Eubanks (trompete)
Estrutura curricular: aulas de instrumento, combo, improvisação e master classes, entre outras
Língua oficial: Inglês

O Curso de Verão será leccionado pelos músicos de Mulgrew Miller & Wingspan e destina-se a participantes portugueses e estrangeiros com idades a partir dos 16 anos. Trata-se de um curso intensivo de jazz de nível médio e avançado, no qual a formação dos participantes se faz através da oportunidade única de conviverem de perto com a dinâmica de um sexteto de jazz reconhecido internacionalmente.

Férias com Jazz
Iniciação ao Jazz
19 a 26 de Julho, das 10h00 às 18h00, CCB

Público-alvo: 30 participantes entre os 12 e os 15 anos
Direcção Pedagógica: Gonçalo Marques
Formadores: Ana Araújo (piano); Bruno Santos (guitarra); Claus Nymark (trombone, Big Band); João Guimarães (saxofone); Nelson Cascais (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria)
Estrutura curricular: aulas práticas de improvisação, instrumento, combo e Big Band, entre outras
Língua oficial: Português

Em paralelo, orientado por seis músicos portugueses, decorrerá o Férias com Jazz, um curso de iniciação ao jazz para estudantes de música com idades entre os 12 e os 15 anos, num total de 30 participantes. Uma semana de férias com aulas práticas de improvisação, instrumento, combo e Big Band, entre outras actividades musicais de aprendizagem da linguagem do jazz.

Jam Sessions
19 a 25 de Julho, das 22h00 à 01h00, Cafetaria Quadrante
Entrada livre

A complementar a vertente formativa da LJSS, decorrerão diariamente Jam Sessions entre as 22h00 e a 01h00, na Cafetaria Quadrante. Aqui, os participantes, tanto do Curso de Verão como do Férias com Jazz, terão oportunidade de tocar uns com os outros e também com os músicos/formadores portugueses e estrangeiros. As Jam Sessions são de entrada livre e abertas ao público.

Concertos de Encerramento LJSS
pelos participantes da Lisbon Jazz Summer School
26 de Julho, Pequeno Auditório
18h00 - Férias com Jazz
21h00 - Curso de Verão
Entrada Livre

O último dia será de grandes emoções para os participantes da LJSS, que sobem ao palco do Pequeno Auditório do CCB para protagonizarem os Concertos de Encerramento da LJSS: às 18h00, concerto pelos participantes do Férias com Jazz; às 21h00, concerto pelos participantes do Curso de Verão. Estes concertos são de entrada livre para que todos os familiares, amigos e amantes do jazz possam vir testemunhar esta festa de encerramento da LJSS 2008.

Para informações mais detalhadas, consultar:
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Projectos/Pages/LisbonjazzSummerSchool.aspx

Ou contactar:
Gabinete de Imprensa
Centro Cultural de Belém
213 612 400
(nota: dispomos de imagens de todos os formadores)

Regulamento e formulário de pré-inscrição disponíveis para download em
www.ccb.pt
Linha de informações para candidatos à LJSS:
Alexandra Ávila
Lisbon Jazz Summer School
Tel: (+351) 964 491 696 (dias úteis das 15h00 às 18h00)
ljss.participants@gmail.com
www.ccb.pt