terça-feira, 4 de março de 2008

Workshop - Manipulação de Imagem em Tempo Real

FATAL 2008
Formação

Em 2008, o FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa irá proporcionar um programa de formação artística destinada especificamente aos elementos dos grupos de teatro universitário. Neste âmbito, a proposta de Workshop para este ano consiste na organização de um workshop de Manipulação de Imagem em Tempo Real, leccionado por Filipe Nabais (Vj de Valise d´Images e colaborador regular na Festa de Encerramento do FATAL ).


MANIPULAÇÃO DE IMAGEM EM TEMPO REAL
Workshop
10 de Março a 31 de Maio Segundas-feiras, das 19h às 20h30 Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e Bar do Século (Bairro Alto)

Este curso está orientado para a produção vídeo, enquanto meio de expressão artística. Pretende-se desmistificar o conceito (ou preconceito) relativo ao videojaming, criando novas metas e caminhos para a manipulação de imagem em tempo real. Os alunos irão criar conteúdos videográficos, aplicando-os em diferentes espaços e apresentados num contexto performativo. Por vezes, o curso sairá da sua sala de aula, ocupando as telas de um palco ou de um clube nocturno.

O curso surge com o objectivo de dotar os grupos de teatro universitário de novas ferramentas de trabalho. Pretende-se que os grupos explorem, nas suas peças de teatro, a projecção vídeo nas vertentes de cenário, novo espaço ou terceiro elemento. A componente prática do curso conduz o formando à realização de um trabalho final que será tecnicamente apoiado pelo formador.

O workshop decorrerá de 10 de Março a 31 de Maio, segundas-feiras, entre as 19h e as 20h30. Terá a duração de 42 horas distribuídas da seguinte forma, pela ordem cronológica: 20 horas no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Cidade Universitária (Lisboa), 12 horas em sessões de vj set no Bar do Século, no Bairro Alto (Ouvê, Associação para o Desenvolvimento da Arte Audiovisual e Avançada em Lisboa) e 10 horas com um projecto colectivo a apresentar na festa de encerramento do festival Fatal (não estão contabilizadas as horas com os projectos de teatro, ficando o tempo dependente dos projectos apresentados pelos alunos).

Inscrições até 7 de Março 60 € por pessoa limite de 12 pessoas.
Tel.: +351 210 113 406
fatal@reitoria.ul.pt

* A inscrição só é considerada válida após o pagamento na Divisão de Actividades Culturais e Imagem, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Mais informações:
http://fatalnosbastidores.blogs.sapo.pt