sexta-feira, 14 de março de 2008

Laboratório de Criação


com VICTOR HUGO PONTES
Porto_II Edição

"MANUAL DE INSTRUÇÕES"

Datas 29 e 30 de Março 2008
Horário 10h - 13h / 14h - 17h
Dia 30 :: apresentação informal :: 16h
Local ESMAE
R. da Alegria, 503 - Porto
Público-alvo Interessados, com ou sem experiência performática (maiores de 16 anos).
N.º limite de inscrições 15
Inscrição Gratuita

Nota:: Será solicitado o pagamento de uma caução no valor de 10€ até ao dia 27 de Março, que não será reembolsada em caso de não comparência no Laboratório.
Os participantes em edições anteriores deste Laboratório de Criação poderão inscrever-se, no entanto, será dada prioridade a novos participantes.


Manual de Instruções
Laboratório de Criação terá uma segunda edição no Porto tendo em conta o número elevado de inscrições na edição anterior.
Este Laboratório constitui a primeira fase de pesquisa aberta para o projecto Manual de Instruções. Pretende ser um espaço de pesquisa do criador com os intérpretes, percebendo como os mesmo respondem às propostas apresentadas.
Criação de uma partitura coreográfica partindo de diferentes materiais.
No final do Laboratório, será feita uma apresentação informal do trabalho.

“ E quando um viandante, debruçado sobre o rio do tempo ou prescrutando a divina sabedoria, se pergunta a si próprio: Porque é que o homem existe? Porque é que o homem existe? Mas em verdade vos digo, de que haviam de viver o camponês, o caiador, o sapateiro, o médico, se Deus não tivesse criado o homem? De que viveria o alfaiate, se Ele nos não tivesse dado o sentimento de pudor? De que viveriam os soldados, se Ele nos não tivesse incutido a necessidade de nos matarmos uns aos outros?...”
1º artesão-aprendiz Woyzeck de George Buchner
Manual de Instruções para sobrevivência.

Manual de Instruções é executado por três intérpretes fixos e por doze intérpretes locais. Sendo a primeira apresentação do Manual de Instruções - Provisório no dia 19 de Abril de 2008, no Balleteatro Auditório integrado no Dança.pt, teremos como objectivo seleccionar participantes para integrar esta apresentação.


Victor Hugo Pontes
É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001 frequentou a Norwich School of Art & Design, U.K. Concluiu o Curso Profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional (1996-1999) e o do Teatro Universitário do Porto (1998-1999), bem como o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, do Fórum Dança (2003), o Curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelos "Third Angel" (2004), e o Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral, Projet Thierry Salmon, la nouvelle Ecole de Maîtres, dirigido por Pippo Delbono (2006). Como intérprete trabalhou com Moncho Rodriguez, Joclécio Azevedo, João Garcia Miguel, Nuno Carinhas, João Paulo Costa, Lígia Pape, Ana Luísa Guimarães, Jack Souvant, Isabel Barros, Mário Afonso, Alberto Magno, Elisabete Magalhães, Mathilde Monnier, Clara Andermatt entre outros. Como coreógrafo criou Puzzle e o solo Voz Off, em 2003. Foi seleccionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores, em 2003, em Faro, com o trabalho de vídeo Eu Gosto muito de ti , em 2004/05 em Amarante com Voz Off, e em 2006 no Montijo com Ícones. Foi assistente de encenação de Nuno Cardoso no espectáculo Woyzeck, de Georg Buchner (2005), e em Plasticina de Vassili Sigarev (2006) ambos produzidos pelo Teatro Nacional S. João e Ricardo II de William Shakespeare e R2 ambos pelo Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa.
Em Março de 2005 representou Portugal nos Repérages – Rencontres Internationales de la Jeune Chorégraphie, em Lille, tendo sido convidado para participar na residência coreográfica resultante dos encontros e organizada pelo Danse à Lille/Tanztendenz, em Munique, em Agosto de 2005. Em 2005 criou Laboratório, produção da Fundação Calouste Gulbenkian e co-criou com Wilma Moutinho 100 Palavras para o projecto Inter.faces do NEC. Em 2006, Voyeur e Fotomontagem, ambos produção NEC e Ícones apresentado no Auditório da Fundação de Serralves. Em Junho de 2007, Ensaio com textos de Susan Sontag, para o Programa Estado do Mundo, produzido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Integrou a residência artística MUGATXOAN em 2006 organizado pela Fundação de Serralves e a Arteleku.
Em Março de 2007, venceu o 1º Prémio com o trabalho Ícones no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07 – No ballet, em Ludwigshafen, Alemanha.
Foi convidado a integrar como actor o espectáculo L´Europeenne de David Lescot, encenado por Charlie Degotte com produção do Centre Dramatique de Thionville e apresentado em França, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo.
É docente do Curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e cenógrafo da banda Clã.

Próximas edições do laboratório de Criação:
5 e 6 de Abril DeVIR CaPA - Faro
devir@mail.telepac.pt
Tel. 289 828 784

12 e 13 de Abril Trigo Limpo Teatro ACERT - Tondela
geral@acert.pt
Tel. 232 814 400


Organização NEC
Apoios Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes, ESMAE
+ Info
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, n.º 124, r/ch sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com
www.blogmanualdeinstrucoes.blogspot.com