segunda-feira, 10 de março de 2008

Oficina de Lu-jong com Lobsang Dorge - 15 Março 2008


mais informações e reservas
Amalgama
amalgama.co@gmail.com
www.amalgama.pt
919443462 918494100
O que é o Lu-Jong?
Lu Jong significa literalmente "Movimento Corporal". Acredita-se anterior ao Yoga e ao Qi-Gong, tendo a sua origem na tradição Bön (religião xamane indígena do Tibete). Em épocas remotas os eremitas do Tibete descobriram numerosos movimentos que preveniam doenças e, assim, foram desenvolvendo o Lu Jong. Apoiado na Astrologia e na Medicina Tradicional Tibetana, foi conservado e transmitido nos numerosos mosteiros budistas como uma técnica secreta tântrica, da tradição Vajrayana, que se ensinava e praticava entre os monges budistas.
O Lu Jong é um dos tratamentos da Medicina Tibetana que trabalha directamente com as energias e os canais no nosso corpo. É uma série completa de movimentos que actuam sobre os diferentes meridianos, zonas reflexas, órgãos específicos e partes do corpo através do movimento e da acupressão. Trata-se de um movimento contínuo, suave e fluido que evita a tensão dos movimentos bruscos; regulado pela respiração e coordenado pela consciência corporal que se vai desenvolvendo e que está presente em todo momento até que o corpo e a mente se sintam integrados, dançando corpo e energia unidos num único movimento de cura. São benefícios da prática de Lu Jong:
• Equilibra a mente e reforça a energia vital
• Ajuda a conseguir uma maior força física
• Incrementa o calor corporal
• Aumenta a esperança de vida
• Proporciona um estado de paz e clareza mental, como movimento integrador e como uma meditação em acção
• Para além dos benefícios específicos dos movimentos que actuam sobre as diferentes partes do corpo, melhora a condição dos sintomas de doenças, tais como: artroses, reumatismo, problemas musculares e articulares, assim como sintomas relativos aos diferentes órgãos; dores de cabeça, asma, depressão, problemas digestivos, de retenção de líquidos, constipações, etc.

Acerca de Lobsang Dorge
Lobsang Dorge nasceu no Porto em 1978, norte de Portugal.
Em 2005, iniciou o seu percurso como orador e orientador dando palestras, conferências e workshops sobre o Poder do Som e práticas tradicionais meditativas para a transformação das emoções perturbadas, como também realiza concertos com taças tibetanas, gongo e mantras tibetanos (harmónicos).
Realizou a formação completa da Massagem do Som com Taças Tibetanas e Gongo, do sistema Peter Hess – Alemanha com Ingrid Ortelbach e Elisabeth Dierlich.
É membro da Direcção do Centro de Medicina Tibetana – Nangten Menlang Porto e membro da equipa AskyourWish.com
Foi no mosteiro budista de Humkara Dzong no Malhão, que em 1988, recebeu o primeiro ensinamento dado por Lama Kunzang. Em 2003 tomou refúgio com S.S. Kyabje Trulshik Rinpoche, um dos grandes mestres de S.S. Dalai Lama, desde então é um praticante budista e tem vindo a receber vários ensinamentos de seu mestre S.S. Kyabje Trulshik Rinpoche.
Lobsang Dorge tem vindo a aprender e a desenvolver técnicas de cura com base nos ensinamentos da medicina tibetana, o Tsa-Lung ( toque energético ), o Lu-Jong ( Treino do corpo) e Lo-Jong ( Treino da mente), sob a orientação de Tulku Lama Lobsang Thamcho Nyima.
Orienta regularmente retiros em Portugal.