terça-feira, 4 de março de 2008

Workshop - Leituras Encenadas, por Ricardo Bargão


O texto dramático, enquanto objecto literário concebido para ser levado á cena e para ser apreendido em contexto de espectáculo, levanta sempre alguns problemas e dificuldades quando é foco de estudo e interpretação na sala de aula. Esta realidade agrava-se quando falamos de alunos de mais tenra idade ou de textos clássicos que levantam quase sempre algumas barreiras linguísticas.


A leitura encenada ou dramatizada é uma forma de tornar mais vivo e aliciante para os alunos este tipo de texto, sem necessidade de criar um espectáculo de teatro na sua verdadeira e total dimensão. Este tipo de leituras tem sido usadas, desde à muito tempo, pelos profissionais de teatro para apresentar ou divulgar textos que ainda não foram levados á cena ou que, por qualquer motivo, não é possível criar um espectáculo com eles.Este workshop destina-se a professores, educadores e animadores culturais que desejem aprender novas técnicas de abordagem dos textos dramáticos junto dos seus alunos de forma a, com um método simples, os tornem mais vivos, mais inteligíveis, aliciantes e vibrantes para um público muitas vezes pouco motivado para os mesmos.

Faça os seus alunos vibrarem com Gil Vicente, Almeida Garret ou Luis de Stau Monteiro. «Sentir, sinta que lê», mas no caso do texto teatral por vezes ler não basta.

Neste workshop aprende-se também como organizar um grupo de teatro na escola, quase sem necessidade de recursos adicionais.

Orientador: Ricardo Bargão

Data e Horário: 7 de Março de 2008, das 19h00 ás 23h00

Inscrições até 7 MAR

+ Info: 210994142

Preço: 25,00 € por Participante