Objectivo: Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários: Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.
Metodologia: As sessões serão divididas em períodos expositivos, de debate e de trabalho em grupo. Conferindo-se uma fulcral importância à participação e à experiência particular dos formandos e dos seus projectos culturais específicos.
Local: Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês Príncipe Real > Lisboa (Rua do Jasmim, nº 11, 2º)
Início: 1 de Julho Fim: 22 de Julho 2008
Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas) Horário: Terças e Quintas-feiras, das 18 às 20 horas.
Preço: 60 euros
Formador: Rui Matoso*
Nota: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 27 de Junho de 2008.
Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Definições de Marketing
b) Marketing Cultural vs. Marketing da Cultura
c) O Mercado de Marketing e de Financiamento
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) Principais objectivos no Marketing Cultural das empresas
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Diferenças entre Patrocínio e Mecenato
4-- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: www.culturaviva.com.pt rui.matoso@gmail.com tlm. 967863646
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões. Coordenador da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura . É finalista do Mestrado em Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).