segunda-feira, 30 de junho de 2008

Workshop-Audição - I PUT A SPELL ON YOU - DeVIR/CAPa Faro

WORKSHOP / AUDIÇÃO - "I PUT A SPELL ON YOU"
um projecto de ANA BORRALHO & JOÃO GALANTE

datas de 7 a 9 de Julho (com todos os participantes)
de 10 a 13 de Julho (com os 12 participantes seleccionados)

horário de 2ª a 6ª feira das 18h00 às 21h00; sábado e domingo das
15h00 às 19h00

local CAPa

público alvo destinado a pessoas a partir dos 18 anos (com ou sem experiência performática)

inscrição gratuita (caução 10€)

data limite de inscrições 4 de Julho de 2008

organização casaBranca, DeVIR/CAPa

apoio Artadentro, NEC e Festival Circular

projecto financiado pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura

Workshop / Audição - "I PUT A SPELL ON YOU"
Com conceito e direcção artística de Ana Borralho & João Galante, I Put a Spell on You é um projecto para uma exposição que integra fotografia, vídeo e performance / instalação.
Estruturado a partir de workshops realizados nos locais de apresentação, este projecto pretende trabalhar com pessoas das comunidades locais, com o objectivo de as integrar na performance, vídeo e fotografias.I put a Spell on You tem como objectivos as vertentes de pesquisa (na área da identidade e na relação público / performer), formação (através de workshops oferecidos à comunidade) e criação (no cruzamento e partilha de diferentes áreas e práticas artísticas).
Em I Put a Spell on You interessa-nos produzir um confronto/troca entre a obra e o espectador, de forma a que este produza / finalize a obra, integrando-a. Passar a responsabilidade da criação de um sentido do artista para o observador. Interessa-nos identificar e definir os limites da relação entre público e performer e da arte com os códigos que governam a sociedade.

Descrição do workshop
- Trabalhar o corpo e a sua intimidade;
- Trabalhar a nudez no confronto e relação com o outro;
- Trabalhar a comunicação não verbal, o movimento corporal não linguístico;
- Pensar e trabalhar a relação com o público de modo a integrá-lo no tempo e no espaço da performance, vivendo a experiência com o performer;
- Trabalhar a identidade, incluindo os seguintes pares dualísticos: o autêntico contra falso, o original versus simulação, mundo interior contra o exterior, o privado versus público, liberdade contra a regra e o íntimo contra o impessoal e universal;
- Visionamento de vídeos do trabalho de Galante & Borralho focando as temáticas e problemáticas a trabalhar;


Nota Pede-se disponibilidade para a nudez parcial ou integral.
Dos participantes do workshop serão escolhidas 12 pessoas para participar no espectáculo I Put a Spell on You, a estrear no mês de Setembro em data e local a anunciar. Os participantes escolhidos para o espectáculo deverão ter disponibilidade para mais 2 ou 3 dias de ensaios. Nos dias das apresentações, solicita-se disponibilidade total.
Este projecto, ao ser estruturado a partir de workshops e ao pretender trabalhar com pessoas das comunidades locais, é encarado como uma troca de experiências, não havendo lugar a remunerações mas somente à alimentação para o / os dias de apresentação, bem como a oferta de cópias das fotos em exposição em dimensões reduzidas.

Ana Borralho e João Galante conheceram-se enquanto estudavam artes plásticas no AR.CO. Enquanto actores / co-criadores trabalharam regularmente com o grupo de teatro Olho. Desde 2002 que trabalham em conjunto, destacando as peçasMistermissmissmister(2002), Glin Gló(2002),I Love You(2003), Girl Play Boy (2004), No Body Never Mind, 001(2004), No Body Never Mind, 002 (2005),No Body Never Mind, 003 (2006) e SexyMF (2006). Em 2007 estrearam as performances Uníssono, An I for an I, e I Put a Spell on You.
Presentemente preparam os seu próximos projectos Dança do Futuro e Do eat yourself e trabalham em parceria com Mónica Samões nos projectos No Jogo do Desejo ou o Choque Frontal e A Linha ou O Deserto já não é uma casa vazia.

informações e reservas
289 828784 / 91 8703416