segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sociodrama Público: Cidadãos em Acção

28 de Junho na Praça do Município em Torres Vedras

Último workshop do 1º semestre do Ciclo de Workshops de Expressão Dramática - Teatro na Cidade 08

“É bem verdade que os últimos podem ser os primeiros. O último workshop do 1º semestre do Ciclo de Workshops de Expressão Dramática - Teatro na Cidade 08 - será subordinado ao tema “Sociodrama Público: Cidadãos em Acção”, e vai decorrer no próximo dia 28 de Junho, entre as 9h30 e as 13h30 no Largo do Município da cidade de Torres Vedras. Esta será a primeira vez em Portugal que se vai realizar uma sessão de Sociodrama Público e, por isso mesmo, lançamos o convite a toda a população para assistir e participar nesta iniciativa inovadora.”
Declarações de Magda Matias, da organização do Projecto Teatro na Cidade

“Jacob Levi Moreno, criador do Psicodrama e do Sociodrama, acreditava plenamente no poder terapêutico destas técnicas, pelo que considerava que as mesmas não deviam estar confinadas ao consultório, mas devia ser aplicada aos pequenos e grandes grupos sociais. Acreditava também desta forma podia devolver às pessoas a espontaneidade que lhes é intrínseca, mas que ao longo da vida se vai dissipando.
De facto, a espontaneidade, como “a resposta adequada de um indivíduo a uma nova situação e a resposta nova a uma situação antiga” (Moreno, 1975) parece ser o núcleo fundamental da teoria moreniana. Nesse sentido, o desempenho espontâneo dos papéis que o indivíduo desempenha ao longo da sua vida aproxima-o da sua liberdade criadora, enquanto que a fixação num determinado papel inibe essa liberdade, estando na base da psicopatologia.
A sessão pública de Sociodrama permite alcançar estas duas metas de Moreno: estimula a espontaneidade e criatividade dos membros de um grupo natural e faz com que as técnicas sociodramáticas possam ser aplicadas em grandes grupos.
Através do Sociodrama Público é possível que os integrantes do grupo estabeleçam entre si uma relação de identificação e confiança. O Sociodrama Público, ao possibilitar um diálogo aberto entre os participantes de um grupo espontaneamente criado, é, pois, uma forma de viver e aprender a compreender os sentimentos, dando-lhes significado, enriquecendo a vivência pessoal da experiência relacional no aqui e agora.
Pode ser efectuado em qualquer espaço aberto: num jardim, numa escola, numa comunidade, numa instituição, etc. Desta vez será numa praça pública: no Largo do Município da cidade de Torres Vedras.
Na sessão pública de Sociodrama o participante pode entrar em contacto com diferentes culturas, valores e regras sociais, dando-se conta das diferenças e podendo sobre elas reflectir. Esta é uma das principais diferenças entre a sessão pública de Sociodrama e uma sessão não pública: enquanto nesta última os participantes provêm do mesmo contexto social, interagindo no seu dia-a-dia, na sessão pública os participantes podem não pertencer ao mesmo contexto social. Com efeito, a heterogeneidade dos participantes é uma das características de uma sessão pública Sociodramática, contrastando com a homogeneidade grupal típica de um grupo de Sociodrama. Esta característica permite que o trabalho sociodramático possa ser potencializado numa sessão pública de Sociodrama.”
Declarações de Teresa Roque, psicóloga clínica e formadora

“Muitas das pessoas que se têm inscrito nos workshops voltam a participar no seguinte, o que revela muito da qualidade destas formadoras credenciadas pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Esta situação tem também contribuído para as elevadas taxas de participação dos workshops. Desta vez realizaremos uma sessão pública, ou seja, 50 participantes poderão desfrutar dos benefícios do sociodrama em plena cidade de Torres Vedras e umas outras quantas pessoas poderão assistir à sessão no local. As inscrições podem efectuar-se em
www.atv.pt ou através do telefone 261322991.”
Declarações de Magda Matias, da organização do Projecto Teatro na Cidade

Para mais informações ou imagens relativas ao Workshop Sociodrama Público: Cidadãos em Acção
consultar:
www.atv.pt

Organização: Académico de Torres Vedras e Transforma

NOTAS À REDACÇÃO:
Ângela Carreira: tem formação em Psicologia Social e Psicologia Clínica, e exerce a sua actividade em contexto empresarial, concretamente a nível da Gestão de Pessoas. Possui o Curso de Director Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Está interessada em desenvolver projectos de Intervenção Comunitária.

Micaela Ramos: tem formação em Psicologia e exerce a sua actividade tanto em contexto empresarial, enquanto Consultora e Executive coach, como em contexto de clínica privada, enquanto Psicoterapeuta de Grupo. Possui o Curso de Director de Psicodrama e Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Tem vindo a especializar-se no desenvolvimento de processos de coaching individual e de equipa, recorrendo a técnicas sócio e psicodramáticas.

Teresa Roque: fez o Curso de Teatro (Formação de Actores) da E.S.T.C., é Psicóloga Clínica e Psicodramatista (Terapia Individual e em Grupo). Trabalha com o Sociodrama em projectos de intervenção comunitária (promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, prevenção do VIH/SIDA, desenvolvimento de competências sociais em jovens, desenvolvimento da comunicação no seio das famílias). Pretende dinamizar em Portugal um grupo de Teatro Espontâneo e o Psicodrama Público.

Em que consiste o Projecto Teatro na Cidade?
O projecto Teatro na Cidade tem como objectivo dotar a cidade de Torres Vedras de Microestruturas formativas que ajudem a combater as assimetrias regionais, proporcionando aos cidadãos do concelho espaços de formação e fruição cultural na área do teatro, das artes performativas e num âmbito mais alargado de expressões artísticas que o próprio conceito de expressão dramática permite abarcar.

No projecto Teatro na Cidade pretende-se trabalhar, nas diversas variantes artísticas e performativas possibilitadas pela expressão dramática, temas que englobam o conceito de cidade e de comunidade, bem como as relações que entre ambas, e num determinado território, se estabelecem.
Uma das metodologias mais ricas para trabalhar as dinâmicas entre o eu, o outro, o grupo e, por fim, a comunidade, é o sociodrama. Daí a aposta em 6 workshops facilitados por sociodramatistas credenciadas.

Para além dos benefícios mais directos e evidentes inerentes à frequência de acções de formação (neste caso em formato de workshops pela com incidência na partilha, no experimentar, no saber-fazer), acreditamos que graças a uma continuada e persistente acção, este projecto possa também contribuir para a conquista e fidelização de públicos de teatro.

CONTACTOS PARA MAIS INFORMAÇÕES:
TransformaTlm. 969 850 128 ( Ricardo Vitorino )
Tel. 261 336 320 Fax. 261 336 322
ricardo.vitorino@transforma.mail.pt