terça-feira, 3 de junho de 2008

Acção de Formação com Nuno Pino Custódio no Espaço Animateatro - Mascara / Commedia dell'Arte

ACÇÃO DE FORMAÇÃO
»Mascara/Commedia dell´Arte

Datas:
Sábado, 21 de Junho, 10h-14h

Domingo, 22 de Junho, 10h -14h
Sábado 28 de Junho, 14h-20h
Domingo 29 de Junho, 10-14h

Para quem?
Para todas as pessoas com um mínimo de experiência em Teatro.

Local: Espaço Animateatro (Amora)

O Workshop
A Técnica da Máscara é uma disciplina do actor que lhe ensina as bases e o como fazer de todo um trabalho de interpretação em comunicação permanente com o público. Como o próprio nome indica, para além de potenciar e desenvolver uma representação suportada no uso da máscara, pode também ser entendida em diferentes níveis e servir de base inclusive para uma estética mais naturalista, não excluindo outros meios como o cinema ou a televisão.

Ao longo deste período, o grupo de trabalho irá aprender a fazer o Jogo do Círculo, último exercício de cada módulo desta metodologia, inspirado nos coros da tragédia grega e que é o derradeiro impulso não só na aprendizagem específica da Técnica da Máscara, ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração, a confiança, o sentido de grupo e, inclusive, confronta o actor com todo um conjunto de dificuldades e imprevisibilidades inerentes a uma actividade realizada ao vivo.

O Formador
Nuno Pino Custódio
É encenador e trabalha na vertente da Técnica da Máscara, a sua área de especialização, em inúmeras universidades, escolas profissionais e companhias, um pouco por todo o país.
Preferencialmente, aborda a Máscara mais pela perspectiva pedagógica, enquanto instrumento da formação do actor que fomenta e sistematiza um conjunto de regras no intuito de re-teatralizar o corpo e a sua expressão não-verbal.
Fabrica máscaras, seguindo os moldes tradicionais dos construtores do período da Commedia dell´Arte, colaborando em mais de duas dezenas de espectáculos em Portugal.
Na sua formação, destaca Ferruccio Soleri (na área da Commedia dell´Arte) e Mario Gonzalez (um dos mais relevantes actores do Théâtre du Soleil na década de 70 e 80 e responsável pela disciplina Masque, no Conservatório Nacional de Paris).
A relação íntima entre gesto e palavra, a procura de uma teatralidade que potencie a linguagem da encenação, assumindo a percepção visual como prioritária e a necessidade de estabelecer com os seus espectáculos verdadeiros encontros (entre quem faz e quem vê) podem ser os elementos que melhor caracterizam a sua actividade.

Custos» 90€ (Noventa euros)

Os interessados deverão contactar:
Espaço Animateatro

Praceta José Maria Vieira Loja 4A
2845-478 Amora (perto das piscinas municipais de Amora)
Telef.-212254184 Fax: 212254172
www.animateatro.org
http://animateatro.blogspot.com