Se gostava de viver num prédio diferente, onde os vizinhos se conhecem e entre ajudam, já não precisa de mudar de casa.
"Ó vizinha, tem um raminho de salsa?!" ou "Mãe, podemos ir jantar a casa do António do 2ºEsq?" são expressões que desapareceram da vida urbana.
Com o objectivo de recuperar os laços sociais entre vizinhos, um grupo de amigos está a dinamizar o projecto Prédios que Falam. Os organizadores inspiraram-se no Dia Europeu dos Vizinhos e lançam o desafio a todos os portugueses: "sejam catalisadores de interacção nas vossas cidades!".
A agitação da vida actual e o individualismo instalado na nossa sociedade, geraram um sentimento de isolamento e indiferença em relação às pessoas que vivem mais perto de nós: os vizinhos.
Os primeiros prédios inscritos são maioritariamente da região da Grande Lisboa, mas o objectivo é chegar a 100 prédios em todo o país. As memórias das brincadeiras de rua com os vizinhos do prédio, da inter ajuda na cozinha ou das conversas na escada foram o mote para a iniciativa que quer criar cidades mais felizes.
Para participar, basta visitar a página http://prediosquefalam.marar.eu/ e inscrever o seu prédio. A partir daqui torna-se um líder e só tem que seguir as instruções da organização. Ao longo de vários dias os participantes vão receber desafios nas caixas de correio e executar acções que geram interacção em todo o prédio.
O ponto alto da iniciativa tem lugar no dia 26 de Maio, Dia Europeu dos Vizinhos, em que, à semelhança de muitas cidades da Europa, os vizinhos organizam um convívio no seu prédio e passam um momento do dia juntos, criando um espaço de encontro e socialização.
Para mais informações, contactar:
pqf@marar.eu