quarta-feira, 29 de abril de 2009

Workshop de formatos "low-cost"

Os autores Rui Vilhena e Joana Jorge juntam-se para dar um workshop de escrita único, inteiramente dedicado aos produtos que as produtoras estão disponíveis para adquirir nestes tempos de crise: os formatos de séries de televisão low-cost, com poucos actores e poucos decores.

Duração: dois dias, um fim-de-semana (16h)
Datas: 23 e 24 de Maio
Data limite das inscrições: 15 de Maio
Horário: 9h30 – 13h30 e das 15h – 19h
Local: Casa do artista
Nº de alunos: mínimo 10 e máximo 15 alunos
Material necessário: Todos os alunos devem ter os seus próprios computadores portáteis.
Inscrição: 75€
Propina: 100€
Formalização da inscrição: Preenchimento e envio da Ficha de Inscrição; Pagamento do valor de Inscrição.
Contactos:
Célia Caeiro
celiacaeiro@gmail.com

Sobre a acção de formação
Este workshop, que decorrerá na Casa do Artista nos próximos dias 23 e 24 de Maio, sábado e domingo, num total de 16h de formação e destina-se a guionistas profissionais e/ou a potenciais guionistas que pretendam desenvolver as suas ideias num formato que seja apelativo para apresentar a clientes. Pretende-se com esta acção de formação dotar os participantes das ferramentas necessárias para desenvolver o seu projecto pessoal atravessando as várias fases, da ideia ao produto final.
Os guionistas Rui Vilhena e Joana Jorge trabalharão com os formandos num ambiente profissional como se estivessem a escrever uma série de ficção para televisão, com os timings reais e uma equipa formada onde cada aluno tem a sua responsabilidade (elaboração da grelha, escrita das cenas, revisão de texto, etc.).
Os formandos aprenderão na prática as várias etapas de concretização de um projecto de ficção, neste caso, de uma série de televisão. Trata-se de uma acção de formação profundamente actual no ambiente de crise em que vivemos hoje, pois o que as produtoras procuram hoje em dia são formatos inovadores e que impliquem poucos recursos financeiros.
Como se vai do storyline ao primeiro episódio de uma série? Que etapas se atravessam? O que é uma grelha de um episódio? Como dividi-la? Que objectivos deve cumprir um primeiro episódio de uma série? Serão dois dias de trabalho intenso, onde apenas será exercitada a vertente prática, os alunos aprenderão a elaborar a grelha do primeiro episódio de uma série, escreverão as cenas e fecharão o primeiro episódio com a ajuda e supervisão dos guionistas que assinaram Ninguém como Tu, Tempo de Viver, Equador, Olhos nos Olhos (Rui Vilhena) e o remake da novela Vila Faia (Joana Jorge, que esteve também envolvida nas equipas criativas de Tempo de Viver e Olhos nos Olhos).

Resumo do percurso dos formadores
Rui Vilhena
Estudou na University of Califórnia (UCLA) em Los Angeles, onde terminou o Programa de Escritores (1991-1993) e no El Camino College, também em Los Angeles, (1993-1994), onde frequentou o curso de Film and Television Production. Trabalha como guionista profissional desde meados dos anos 90 e já escreveu projectos para teatro, televisão, multimedia, entre outros, ministrando com frequência workshops na área do guionismo.
É na área da ficção para televisão, que o seu nome se tem destacado. Desde 2005 assinou a novela Ninguém como Tu (2005, TVI), Tempo de Viver (2006/2007, TVI) e Olhos nos Olhos (2008/2009, TVI). Ainda na área da ficção televisiva, foi o responsável pela adaptação do romance Equador de Miguel Sousa Tavares para a TVI.
Joana Jorge
Estudou Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa (FCSH) mas foi em Barcelona, na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), que se especializou na área da televisão.Com um percurso sempre ligado ao meio audiovisual, tem experiência nos mais variados formatos. Em 2002 e 2003 colabora com a D&D nos concursos, O Elo Mais Fraco e Passo a Palavra (ambos para a RTP). Ainda em 2003 entra para o departamento de Continuidade da NBP, onde trabalha até 2005 desempenhando funções de revisora de texto e continuista.
Como guionista e controler de qualidade de projectos assinou as novelas Tempo de Viver (2006/2007, TVI) e Olhos nos Olhos (2008/2009, TVI) e como autora o remake da novela Vila Faia (2008/2009, RTP)