sexta-feira, 19 de junho de 2009

Luzlunar - Residência de artes performativas - Trancoso

A Associação Luzlinar organiza:

Luzlunar


Trata-se de uma oficina anual, a decorrer em regime de residência, no Feital, pelo período de 5 dias, dirigida a pessoas ligadas às artes performativas, com um número máximo de 10 participantes e com uma apresentação pública final em forma de espectáculo.O projecto Luzlunar pretende ser uma oficina de experimentação e transgressão de conceitos e metodologias na criação performativa, explorar formas de criação de neo-identidades: individuais, locais, materiais, situacionais, culturais, textuais, antropológicas, imagéticas, religiosas, arquitectónicas e paisagísticas, através das artes performativas.

Ao longo da oficina, os participantes serão convidados a criar discursos performativos que, ao 5º dia, serão apresentados ao público sob a forma de espectáculo, sempre no início duma noite de lua cheia.
O ponto de partida que servirá de tema para cada residência será sempre diferente, poderá ser um espaço físico ou um conceito.


LUZLUNAR pedra a pedra com a orientação de Dora Bernardo e Nuno Veiga
De 01 a 05 de Setembro de 2009
Dirigido a pessoas de todas as áreas artísticas / Inscrições até 30 de Julho 2009

Conceito
Esta Residência/Oficina pretende ser um espaço de experimentação artística, sem directrizes de forma pré-estabelecidas. Não se pretende delimitar o processo criativo propondo métodos específicos e experimentados, nem estilos que se possam nomear, mas sim desafiar os intervenientes a romper barreiras, com a finalidade de explorar a sua criatividade, de forma descomplexada, misturando várias linguagens artísticas. O espaço físico de trabalho será o campo, as pedras que o povoam, a inspiração.
Pretendemos que participem nesta aventura artistas de todas as áreas, do teatro às artes plásticas, passando pela escrita, dança, etc…
Durante toda a residência/oficina, um dos artistas intervenientes, fará um registo em suporte audiovisual do trabalho desenvolvido. Este registo, posteriormente, dará origem a uma exposição em Trancoso.
Na noite do 5º dia, na serra do Feital, sob iluminação lunar, decorrerá uma apresentação pública do trabalho desenvolvido.
A função dos orientadores, será sugerir possibilidades, através de algum material previamente escolhido, tal como, textos, fotos, objectos, etc., proporcionar espaço de partilha de experiências entre os artistas e, numa segunda fase, fazer a ligação das várias intervenções de forma a criar as apresentações públicas.
O valor a pagar pela Residência/Oficina inclui:
Estadia dos intervenientes por 5 noites num Casal na Aldeia do Feital, uma casa de campo, com camas para 5 pessoas, e um espaço exterior com tendas de campismo montadas para mais cinco pessoas.


Alimentação: o pequeno-almoço e o lanche serão confeccionados com a colaboração dos participantes e o almoço e jantar serão refeições preparadas pela organização.
O custo será de 100 euros para quem optar ficar nas tendas e de 150 euros para quem optar pela casa, sendo que só há 5 camas que serão reservadas por ordem de pedido na inscrição.
As inscrições terminam no dia 30 de Julho 2009, e são garantidas contra um pagamento de 50% do valor total da residência.

LOCAL: Aldeia do Feital, Trancoso
INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES

Associação Luzlinar Morada Atelier Temos Tempo 6420-361 FeitalTelefones: 933 818 499 - 961 308 968 - 934 242 828
luzlinar@googlemail.com

Dora Bernardo
Termina o curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema em 1994. Na sua formação artística trabalhou com: Robert Castle, Hanna Schygulla, Alicia Bustamante, Michael Margotta, Clara Andermatt, Amélia Bentes, Luís Pedro Faro, Marcia Haufrecht, António Calpi, Emmanuelle Huynh, Zygmunt Molik, Irion Nolasco, Fernando Crespo, entre outros. Como actriz, trabahou com: Teresa Sobral, Américo Rodrigues, José Neves, Carlos Gomes, Luís Castro, Alfredo Brito, Luís Assis, Fernando Nascimento, Carlos Avilez, Maria João Rocha, José Miguel Ribeiro, entre outros. É sócia fundadora da QatreLcolectivo Associação Cultural.

Nuno Veiga
É licenciado em Estudos Teatrais (via ensino) pela Universidade de Évora.Trabalhou como actor com Luis Castro,Nuno Carinhas, Ricardo Pais e Jorge Fraga.Tem desenvolvido trabalho como sonoplasta e videasta, do qual destaca a concepção sonora para o espectáculos Bestas Bestiais e Querido Monstro, encenados por José Neves; a instalação audiovisual para o espectáculo Stracciatella de Sílvia Pinto Ferreira;o remix áudioe video do filme Bruce Lee, The Big Boss para o projecto Living Cinema da Colecção B e como videasta em Corpo Elícito de Guillermo Gómez-Peña.Faz parte do projecto Lucky Day desde 2002, espectáculo multidisciplinar que se realiza todasas sextas-feira 13.Encenou A Disputa na Escola Profissional Balleteatro no âmbito da disciplina de Formação em contexto de trabalho, onde é professor de Interpretação.Dirigiu o projecto Oficinas Descobrir Gil Vicente no Teatro Nacional S. João.