terça-feira, 30 de junho de 2009

Workshop de documentário - Montemor-o-Novo

Uma oficina que pretende criar um espaço onde se pense o cinema como uma arte do tempo, de reflexão e compreensão que extrapola as fronteiras do meramente visível, onde o registo das coisas que pensamos banais e comuns são de facto especiais e idiossincráticas, e que a sua impressão pode não alterar mundo em si mesmo mas o seu decorrer, pela forma como o vemos e encaramos. O imprimir de um tempo que pensamos eterno mas que finalmente se mostra fugaz, torna o objecto cinematográfico (um testemunho de criação pessoal) numa obra de cariz universal, onde para além dum tema ou de uma personagem se desvenda um olhar único, onde a interpretação do mundo se transporta para uma criação que é, em si mesma, autónoma e independente.

Data: 6 a 16 de Julho de 2009
Duração: 50 horas
Horário: das 10h às 12h e das 15h às 18h
Formadores: Frederico Lobo e Tiago Afonso
Local: Oficinas do Convento – Montemor-o-Novo

Frederico Lobo
Nasceu em 1981 no Porto, onde estudou Som e Imagem. Em 2006 frequentou o curso de documentário dos Ateliers Varan, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, no qual realizou a curta-metragem "Entre-Tempos", presente em vários festivais nacionais e internacionais. Em 2008 terminou a longa-metragem "Bab Sebta", co-realizada com Pedro Pinho, a qual tem tido passagem em vários festivais e mostras nacionais e internacionais, com destaque para o festival DocLisboa, onde obteve o prémio de melhor documentário português. Ainda em 2008 terminou a curta-metragem "Zone d'attente #0". Entre 2006 e 2008 participou, enquanto formador de imagem, em acções de formação de cinema "Primeiro Olhar" dos "Filhos de Lumiére" e orientou o Curso de realização de documentários que teve lugar na ilha de S. Miguel, entre Julho e Agosto de 2008.


Tiago Afonso
Frequentou a ESAP no Porto, onde realizou várias curtas-metragens em Super-8. Em 2004 realizou "Vestigios" no âmbito do curso de documentário dos Ateliers Varan, que teve passagem em vários festivais, obtendo dois prémios e uma menção honrosa. Desde aí tem participado em rodagens de ficção de realizadores como Saguenail e Paulo Rocha e realizado alguns filmes de encomenda para as fundações Calouste Gulbenkian e Serralves, para a Companhia de Teatro Comédias do Minho e para o museu municipal de Penafiel. Paralelamente tem vindo a desenvolver várias curtas-metragens com destaque para "Música de Câmara", que teve passagem no Panorama de cinema português de 2008 e "Cerejas ao borralho" e "Saturado", estreados na Fundação Serralves. Entre 2004 e 2008 participou, enquanto formador de realização, em acções de formação de cinema dos "Filhos de Lumiére". Actualmente encontra-se a terminar um documentário sobre o ano de 2008 no mercado do Bolhão no Porto, um outro sobre o combatente anti-fascista Camilo Mortágua e ainda um filme sobre ferreiros tradicionais, para o museu municipal de Penafiel.
Inscrições:
Sócio: 40€ Não Sócio: 50€
Inscrições limitadas a 10 participantes, possibilidade de estadia em regime de camarata mista;

Mais informações:
http://www.montemordoc.com/

Oficinas do Convento
Carreira de S.Francisco
Convento de S. Francisco
7050 - 160 Montemor-o-Novo
tel: 266 899 824
fax: 266 899 825
telemóvel91 636 70 40
http://www.oficinasdoconvento.com