segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oficina de dança contemporânea para séniores - Lisboa

APRESENTAÇÃO INFORMAL
26 JUNHO 19H :: eira33

Partindo do encontro da dança com outras linguagens artísticas, esta oficina estabelece uma plataforma de desenvolvimento criativo visando a exploração e experimentação prática de diversas metodologias e técnicas de dança contemporânea através de um espaço coreográfico aberto ao diálogo e troca de experiências. A par do trabalho técnico de movimento (aquecimento, postura corporal e manutenção) é posto em prática um laboratório de improvisação e composição coreográfica partindo diversos materiais e de uma contribuíção activa dos participantes, levando-os a experimentar com o próprio corpo as ferramentas e potencialidades criativas e poéticas da criação em dança contemporânea.

Nestas aulas semanais e durante este ano lectivo foram exploradas e dinamizadas improvisações em torno de relações do corpo e do movimento com objectos e figurinos, aproximações/cruzamentos entre dança e teatro, entre outras fontes de trabalho.
Entre os vários materiais discutidos e explorados, foram visionados alguns vídeos de espectáculos de dança, vídeo-dança e cine-dança do anos 20. Trabalhou-se a partir de imagens, fotografias, frases soltas de jornais e experimentaram-se possibilidades entre desenho e movimento. Foram trocadas experiências e aprendizagens noutros domínios e noutras áreas da dança, como as origens da dança barroca e a importância de Luís XIV no desenvolvimento da dança europeia, entre outros materiais e tópicos de trabalho.
Exploraram-se possibilidades na presença e na ausência da luz e da sombra, e do som/música e do silêncio.
Reorganizaram-se e reciclaram-se materiais e propostas exploradas em anos anteriores.
Criaram-se e apresentaram-se auto-retratos, e outras imagens para um corpo na primeira pessoa.
Discutiram-se e assitiram-se a espectáculos de dança, exposições, etc.

O trabalho desenvolvido ao longo deste ano lectivo na OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA SÉNIORES foi o resultado do cruzamento de diferentes metodologias e perspectivas artísticas, propostas por Rafael Alvarez (coordenador/professor) contando igualmente com a coloboração regular de Carlota Lagido (professora convidada) e a contribuíção de Aldara Bizarro, tornando possivel a dinâmica e envolvimento artístico e pessoal gerado por todos os participantes em diferentes momentos:

Alberta Borges
Carlos Ferreira
Elisabeth Vieira Alvarez
Fernanda Dias
Fernanda Pires
Isabel Reis Gomes
Isabel Rito
Lisete Figueiredo
Mª Manuel Botelho
Zulmira Martins

Esta apresentação constitui um momento informal de abertura e feed-back, permitindo partilhar uma selecção e composição de materiais criados pelo grupo em diferentes períodos.

O espaço eira33 é um local particularmente vocacionado para a programação de actividades ligadas à apresentação de projectos artísticos, acolhendo diversas experimentações em torno das artes performativas e visuais. Promove igualmente o desenvolvimento de programas de residência, formação e pesquisa para a criação artística, para além de propostas formativas para a comunidade.

eira33
rua camilo castelo branco 33, 1º 1150-083 Lisboa
[metro: marquês # edifício bombeiros lisbonenses]
eirageral@mail.telepac.pt http://eira33.blogspot.com
tel: 21 353 09 31 fax: 21 353 09 32 t.m.: 91 255 51 00