quarta-feira, 17 de junho de 2009

Serviço Permanente - candidaturas abertas

De Maio de 2009 a Maio de 2010

Coordenação: Joclécio Azevedo, Susana Chiocca e Gisela Leal

O projecto Serviço Permanente é um espaço de produção de actividades coreográficas onde artistas ligados à dança e performance podem explorar modos de produção, apresentação e difusão do seu trabalho. Este espaço de criação é desenhado progressivamente e à medida dos projectos que se propõem ocupá-lo, estendendo-se numa programação contínua e interligada. Cada artista participante interfere na forma através da qual o seu trabalho é programado, criando potenciais relações entre o processo criativo e a comunidade.

O Serviço Permanente incentiva a instalação de formas colaborativas de funcionamento através da promoção de actividades contínuas e abertas. O tempo de realização, o contexto de apresentação e os eventuais suportes utilizados pelos artistas vão sendo definidos e redefinidos à medida que os projectos avançam, num exercício permanente de adaptação e de desafio à capacidade de ajuste de cada um dos seus integrantes.

Cada participante contribui para a coerência do projecto como um todo, o que implica conceber cada intervenção como um fragmento de uma experiência comum, cujas bases são partilhadas e discutidas.


Funcionamento

A quem se dirige?
Coreógrafos e artistas de outras disciplinas ligados à performance, individualmente ou em grupo. O Serviço Permanente está aberto sobretudo a propostas que desenvolvam estratégias criativas para a produção coreográfica e para a sua difusão.

Como propor?
A apresentação de propostas será feita através de entrevistas com os coordenadores responsáveis pela selecção e acompanhamento dos projectos. O estabelecimento de um contacto directo com cada participante é fundamental para o desenvolvimento da programação. Cada proponente poderá apresentar materiais e exemplos de projectos anteriores que ajudem a contextualizar a sua actividade e as suas intenções, assim como um primeiro esboço do projecto a desenvolver.

Quais são os objectivos do projecto?
1- Reflectir sobre a influência do contexto artístico e sócio-cultural no desenvolvimento do trabalho criativo.
2 - Possibilitar a diluição da programação numa cadeia de acções distendidas no tempo e interligadas entre si, fomentando a permeabilidade dos processos e a sua consequente transformação.
3 - Estimular a ligação permanente à comunidade através de debates, discussões e apresentações informais.
4 - Incentivar a investigação de modelos de produção na área da criação coreográfica e na sua relação com outras disciplinas e suportes.
5 - Interrogar as condições para a sustentabilidade de projectos artísticos entendidos como processos abertos de reflexão.

Quando propor?
O projecto serviço permanente funcionará durante o período de um ano. A equipa de artistas será gradualmente formada. Momentos específicos de encontro, apresentação e discussão serão definidos em conjunto pelos participantes. Cada projecto será desenvolvido num intervalo de tempo que poderá variar de algumas semanas até seis meses entre a elaboração da proposta e a sua concretização (com a possibilidade de alargamento deste prazo caso as características específicas das propostas assim o exijam). Diferentes propostas poderão ser produzidas em simultâneo, em diferentes fases do seu desenvolvimento.

O que é que o NEC poderá assegurar aos projectos?
Visibilidade, divulgação, acompanhamento artístico permanente em moldes a acordar com cada proponente, disponibilização de espaço para residências e apresentações, apoio logístico, inserção na programação regular de actividades do NEC, encontros regulares de acompanhamento de todas as fases de produção. Cada projecto terá também acesso a um apoio de produção.

Como será feita a calendarização?
Em conjunto entre os coordenadores, as equipas artísticas e a estrutura, de forma a compatibilizar o projecto com as outras actividades regulares e a fomentar as conexões entre os trabalhos produzidos e os princípios do Serviço Permanente.

Quantos projectos serão produzidos?
Um número máximo de 5 projectos durante o período de funcionamento (Maio de 2009 a Maio de 2010).


Coordenadores

Joclécio Azevedo nasceu no Brasil em 1969. Vive e trabalha no Porto. Desenvolve o seu trabalho coreográfico desde 1999, participando regularmente em projectos de investigação e residências artísticas em diversos países. Paralelamente trabalha como performer e desenvolve projectos em colaboração com artistas de diversas disciplinas. É, desde 2006, director artístico do Núcleo de Experimentação Coreográfica.

Susana Chiocca
Lisboa, 1974.
Licenciada em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto (1999). Frequenta o doutoramento de Investigação em Arte Contemporânea, pela Faculdade de Belas Artes de Cuenca (Espanha). Tem participado em várias exposições colectivas e individuais desde 1997 no país e no estrangeiro. Co-organiza a apresentação de projectos performativos, no espaço a Sala desde Abril de 2006.

Gisela Leal
Nasceu no Porto, em 1974, onde vive e trabalha.
Com formação em Comunicação Social e Jornalismo Internacional, colaborou com várias instituições nas áreas da comunicação e produção cultural (Fundação de Serralves, Sete Pés, Porto 2001-Capital Europeia da Cultura). Desde 2002 colaboradora da Fundação Ilídio Pinho no projecto "anamnese", comissariado por Miguel von Hafe Pérez.
Comissária artística da representação portuguesa da Jeune Création Européenne 2007-2009, tem produzindo vários textos sobre exposições e projectos artísticos. Colaboradora das revistas "Artes & Leilões" (Lisboa), "ArteCapital" (on-line) e ARTECONTEXTO" (Espanha).
A realizar mestrado em Tradução Literária.




Observações
Os projectos produzidos poderão candidatar-se a outros apoios e residências. Deverá figurar sempre a menção: Projecto criado no âmbito do “Serviço Permanente”/NEC.


O NEC é uma estrutura financiada pelo MC / DGArtes

Núcleo de Experimentação Coreográfica
Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues
Rua da Fábrica Social, s/n
4000-201 Porto
Tel. 913211428 / 961424668
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt