quinta-feira, 25 de março de 2010

Curso Trimestral de Iniciação Teatral - Formação de Actores - Lisboa

A formação e os seus objectivos:
Este curso visa estimular, em cada um dos participantes, todas as capacidades expressivas ao nível das linguagens verbal e não verbal – dar acção à palavra e á voz mas também ao corpo e ao gesto.

O trabalho a desenvolver com os formandos centrar-se-á na Preparação do Actor, sem deixar de potenciar nos mesmos noções básicas do espectáculo como um todo, que envolve todo um trabalho complexo de diferentes áreas, tal como a cenografia; dramaturgia; História do Teatro; figurinos e adereços; iluminação e som, apresentando, neste caso, um programa diversificado em termos de conteúdos a serem ministrados por um leque diversificado de profissionais colaboradores do CCPE.

Desenvolver-se-ão exercícios práticos que visam estimular e desenvolver nos formandos a “disponibilidade” necessária para qualquer trabalho que se destina a um público.

Pretende-se, em suma, dotar os formandos de ferramentas úteis para o início ou continuidade das actividades teatrais. E se, para uns, será o abrir de uma porta para um mundo novo, para outros será, certamente, uma oportunidade para melhorarem os seus conhecimentos.

Objectivos Primordiais:
* Desenvolver Dinâmicas de Grupos;
* Desenvolver e Melhorar a confiança e a presença em cena;
* Estimular as capacidades expressivas dos formandos;
* Desenvolver a capacidade de escuta de si mesmo e do outro;
* Activar a percepção dos impulsos internos e externos de forma a desenvolver a capacidade de interacção e reacção;
* Potenciar a criação de energia e melhorar a projecção da voz e do corpo;
* Apurar a observação e a consciência do corpo, do gesto, do espaço físico e do ritmo;
* Estimular a imaginação e a criatividade;
* Desenvolver a capacidade de improviso e de criação de personagens e de cenas;
* Desenvolver a importância da palavra e do texto.

Este Curso tem como meta final a apresentação pública de um Exercício Final - Espetáculo, o contacto com o publico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos deve ser entendido como uma meta da Formação.

No decorrer da formação proceder-se-á a uma reflexão avaliativa do trabalho individual e colectivo, nos diversos momentos que os formadores considerem oportuno. No final, far-se-á uma avaliação de todo o processo.

Embora centrada a formação no Trabalho do Actor, a mesma ficaria incompleta se não possibilitasse, aos formandos, um contacto com o maior número possível de áreas que se reúnem num trabalho teatral. Neste sentido o programa prevê abordagens a áreas como a História do Teatro; Luminotecnia; Sonoplastia; Dramaturgia; Cenografia; Figurinos; Produção e Caracterização.

Na aposta de oferecer uma formação diversificada, transversal, multidisciplinar e o mais rica possível, contamos com vários profissionais que colaboram com regularidade com o CCPE. Pretende-se, desta forma, possibilitar aos formandos o contacto com o maior numero de profissionais possível, para que tenham contacto com diferentes abordagens às matérias.


Destinatários: Todos os interessados em experienciar e/ou aprofundar técnicas teatrais.
Idade mínima: 16 anos
Duração: 102 horas
Data: 5 de Abril a 26 de Junho
Horário: 2º, 4º e 6º das 19h00 às 22h00
Número mínimo de participantes: 6
Número máximo de participantes: 15
Preço: 450 €
Nota: Possibilidade de pagar em duas mensalidades de 225€ cada.

Orientadores: Luís Santos; Maria de Vasconcelos; Marta Silva; Rodrigo Almeida e Sousa; Ruy Malheiro; Susana Moura e Vanessa Silva

CCPE - Centro de Criatividade Pró-Ensino
Tel: 210967875 / 919516896
http://www.ccpe.com.pt