sexta-feira, 26 de março de 2010

Workshop: Guerrilha DV - Lisboa

WORKSHOPS RESTART
GUERRILHA DV | Realização Digital Independente
Formador: Gonçalo Luz
10, 11, 17, 18, 24, 25 Abril

Este é um curso inicial intensivo orientado para todos aqueles que sempre acreditaram ser possível fazer filmes de baixo custo com a sua câmara de vídeo digital (mini DV), mas não sabiam como, ou mesmo para aqueles que queiram acima de tudo aperfeiçoar a sua técnica, seja em termos de escrita, direcção, captação de imagem, ou montagem.

Desenrolando-se ao longo de três fins-de-semana intensivos, Guerrilha DV mudará a tua forma de olhar para a produção independente. Numa década em que os cineastas mais cépticos já filmam em formatos digitais, este workshop vem preencher uma lacuna no nosso país na área da formação audiovisual, seja no campo da ficção, do documentário ou do experimental.
A viragem para o DV já aconteceu por todo o lado, não só por razões de custo (para além de ser acessível, filmar em qualquer outro suporte é bastante mais caro), mas também por questões estéticas e mesmo de produção, permitindo maior mobilidade e liberdade em equipas mais reduzidas. E este é apenas o começo.
As câmaras de HDV já aí andam, e sites na net como o Sapo Vídeos e o YouTube™ redifinem os conceitos de distribuição e exibição de produções independentes.

Aqui ficam, a título de exemplo, alguns filmes chegados ao mercado produzidos em miniDV:
Bamboozled - Spike Lee, Os Idiotas - Lars Von Trier, A Festa - Thomas Vintenberg, The Book of Life - Hal Hartley, Bubble - Steven Soderbergh e How I Feel - Gonçalo Luz.

OBJECTIVOS
Formação inicial em produção/realização de baixo custo em formato miniDV. Os formandos serão dotados das bases elementares de linguagem, escrita para audiovisual, optimização na operação da sua câmara mini DV, iluminação, e montagem, através da aplicação prática de conhecimentos.
Cada formando terá a oportunidade de escrever, filmar e montar uma curta até 5min, individualmente ou em dupla se preferir.

PÚBLICO ALVO
Estudantes de artes, jovens realizadores, artistas plásticos, e jovens em geral que tenham um interesse especial por desenvolver capacidades de produção e criação em regime autónomo, livre do constrangimento dos grandes circuitos de produção.

CONTEÚDOS | SESSÕES
1ª sessão
Fases de projecto, breves noções de pré-produção e produção
Promoção e Distribuição (canais, web e festivais)
Noções elementares de linguagem audiovisual (movimento, cena, plano, composição, gramática, continuidade)
Desenvolvimento dos projectos guerrilha

2ª sessão
Argumento e Planificação
Início da preparação e pré-produção dos projectos
DV (Digital Vídeo)
Câmara miniDV (possibilidades e optimização

3ª sessão
Produção (gravações) – grupo a

4ª sessão
Produção (gravações) – grupo b

5ª e 6ª sessão
Montagem e pós-produção
Upload dos trabalhos no SapoVídeos

FORMADOR
Gonçalo Luz
Realizador, formado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, complementa os seus estudos na área do vídeo na ETIC (Lisboa). Segue para Nova York onde estuda na escola de actores Lee Strasberg Theatre Institute, participando desde então nas mais variadas acções de formação na área dos audiovisuais. Vencedor de vários prémios com trabalhos de produção independente em mini DV tais como “Innocent When you Dream”, “em Fátima rezei por ti”, “How I Feel” (estreado na passada edição do Indielisboa), Gonçalo Luz tem vindo a desenvolver o seu trabalho nas mais variadas áreas entre o vídeo e o cinema, passando pela publicidade. Membro do Actors Center (Roma) como realizador e formador de Realização na Restart.

LINKS
videos.sapo.pt/restart
www.youtube.com/guerrilhadv
www.goncaloluz.com

HORÁRIO
10:00 - 13:00 / 14:00 - 17:00
(36 horas)

VAGAS
14 Participantes
(mínimo 8)

PREÇO
Inscrição: 50€
Geral: +250€
comunidade restart: 20% desconto
dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início.

+ informações
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt
http://www.restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém